Campeão de derrotas, Vitória tem sequência que pode ser salvadora

De todos os clubes da Série A, Vitória foi aquele que mais perdeu

FOTOS: MAURICIA DA MATTA / EC VITÓRIA

Campeonato Brasileiro praticamente entrou na reta final e em breve teremos a definição do Campeão e dos quatro clubes rebaixados. Por agora, o Palmeiras aparece como o grande favorito para conquistar seu décimo título da competição. No entanto, Internacional e Flamengo estão na briga com chances de reais de sucesso. Na parte de baixo da tabela, a luta ainda é de maior intensidade com Chapecoense, Ceará, América-MG, Vitória, Botafogo, Vasco, Bahia e Corinthians correndo sérios riscos de descer a ladeira.

Sport-PE e Paraná ainda que faltando 9 rodadas estão praticamente fora da competição, afinal mesmo com toda a imprevisibilidade do futebol, não é comum o registro de milagre com essa magnitude.

O Esporte Clube Vitória ganhou uma sobrevida no domingo ao vencer a Chapecoense do hoje demitido Guto Ferreira em plena Arena Condá, respirou na competição e agora terá uma sequência de quatro jogos, sendo três deles dentro de casa onde sempre teve melhor desempenho. Enfrentará uma dupla de clubes paulistas:  Corinthians e São Paulo, além do clássico local contra o Bahia, no intervalo entre um jogo e outro, encara o Paraná praticamente desmobilizado no Estádio Durival Britto, em Curitiba.

São 12 pontos em cima da mesa que se obtidos integralmente significaria 44 pontos, o suficiente para fuga do rebaixamento, tornando-se  assim, tricampeão do quesito sofrimento. Considerando o histórico recente, Vitória pontua em casa quase o dobro do que faz fora. A média é de 29 pontos conquistados como mandante e 16,8 como visitante. No atual campeonato o Leão tem 23 pontos conquistados no Barradão e nove longe de casa. Estes números de certa forma autoriza a suposta arrancada em um momento crucial da competição.

Pesa contra o Leão, o histórico geral do ano de 2018 que será finalizado sem conquistas ou resultados importantes. Começou o ano com uma nova direção com a eleição do engenheiro eletricista Ricardo David, ainda assim, o apagão foi geral, sendo o Esporte Clube Vitória, o campeão de derrotas considerando os 20 clubes integrantes da primeira divisão em todas as competições disputadas. Foram 58 jogos, recebendo 23 derrotas, superando o Corinthians que em 62 jogos saiu derrotado em 22.

Números de derrotas dos clubes na Série A em 2018



Vitória 23 (58 jogos)
Corinthians 22 (62 jogos)
Vasco 22 (58 jogos)
Paraná 22 (43 jogos)
Bahia 19 (64 jogos)
Santos 19 (57 jogos)
Botafogo 18 (52 jogos)
Chapecoense 18 (54 jogos)
Sport 18 (44 jogos)
Fluminense 17 (53 jogos)
América-MG 17 (45 jogos)
Ceará 16 (59 jogos)
Atlético-PR 15 (59 jogos)
Atlético-MG 15 (55 jogos)
Grêmio 14 (62 jogos)
Cruzeiro 14 (61 jogos)
São Paulo 14 (55 jogos)
Flamengo 11 (58 jogos)
Palmeiras 10 (63 jogos)
Internacional 10 (48 jogos)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário