Calendário do futebol brasileiro de 2019 praticamente igual ao de 2018

Praticamente igual ao de 2018, o calendário do futebol brasileiro para 2019 já está pronto e deve ser divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nas próximas horas. A Série A será interrompida entre os dias 14 e 30 de junho por causa da Copa América, que será disputada no Brasil. O Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, porém, vão continuar nas outras datas-Fifa. Não há definição a respeito das Séries B, C e D.

Os Estaduais terão o mesmo tamanho e 18 datas reservadas. Porém, no caso do Campeonato Baiano, continuará com 12 datas, de acordo com o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues. Além disso, o Baianão e a Copa do Nordeste não aparecerão no cronograma inicial e serão inseridos posteriormente.

A partir da organização, pela Fifa, de torneios e amistosos, entidades como Conmebol e Uefa reservam outras datas. O que sobra é aproveitado para associações como a CBF. As datas reservadas pela FIFA em 2019 são 17 a 29 de março, 3 a 11 de setembro, 8 a 16 de outubro e 12 a 20 de novembro.



Como a próxima Copa do Mundo só será disputada entre novembro de dezembro de 2022, as eliminatórias só devem começar em 2020. As competições continentais, como Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, não serão afetadas pelas datas-Fifa. Em 2019, os dois torneios de clubes da América do Sul serão decididos em decisão de jogo único.

O calendário do futebol mundial é organizado da seguinte forma: primeiro a Fifa escolhe as datas em que pretende organizar seus torneios e amistosos; depois, as entidades continentais (Conmebol, Uefa) reservam mais algumas datas. O que sobra é aproveitado pelas associações nacionais, como a CBF, por exemplo.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário