Associação Desportiva Jequié segue a tendência dos grandes clubes

Jequié agora conta com um departamento de fisioterapia

Buscando oferecer uma atenção à saúde integral do atleta, a Associação Desportiva Jequié (ADJ) dar um passo importantíssimo, contando com um departamento de fisioterapia liderado pelo fisioterapeuta Kleyton Trindade.

A Fisioterapia desportiva, ou esportiva, tem um papel fundamental na prevenção das lesões, assim como na resolução dos problemas mais comuns que afetam esses atletas, contribuindo para a redução do tempo de tratamento e retorno mais rápido à prática esportiva aponta Kleyton Trindade.

“Estudos científicos têm sido feitos e publicados quase que diariamente permitindo que nós, profissionais da Fisioterapia, estejamos sempre antenados com as mais recentes pesquisas científicas, podendo aplicá-las em nossos atletas de forma clara e consciente”, explica o fisioterapeuta.

Atualmente o fisioterapeuta representa um papel de extrema importância no clube de futebol, tanto na reabilitação precoce do atleta, quanto principalmente na prevenção de lesão e melhora do gestual esportivo. De acordo com Kleyton Trindade, o futebol moderno exige o máximo de performance do atleta.

“Essa performance vai trazer títulos ao clube. Dessa forma, um atleta lesionado não vai conseguir desempenhar seu melhor trabalho, e é nesse ponto que o trabalho interdisciplinar entra, recuperando e principalmente não deixando o jogador se machucar”, disse.

Durante a pré-temporada, o principal objetivo da fisioterapia é atuar na área preventiva dos atletas do Jequié, fazendo um trabalho específico direcionado para que ao decorrer do ano os atletas tenham poucas lesões. Ela atua já no primeiro dia de pré-temporada, sendo realizada uma avaliação em todos os jogadores com o objetivo de detectar se há desequilíbrios musculares e assim focar com trabalhos direcionados ao fortalecimento.

“Esses exercícios têm como objetivo fortalecer musculaturas profundas para estabilizar a pelve, otimizando a força muscular em campo. O atleta fica mais estável, com uma base mais forte, o que impede a ocorrência de lombalgias, pubalgias, entorses articulares e estiramentos musculares. É um trabalho eminentemente preventivo”, comentou Kleyton Trindade.

A fisioterapia tem diversos recursos para ser utilizados durante uma pré-temporada, e sempre objetivando atuar na área preventiva, para evitar futuras lesões. Propriocepção, alongamentos, trabalho de core e Cryo Imersão também são alguns dos recursos utilizados na preparação dos jogadores na pré-temporada. O fisioterapeuta do Jequié falou sobre os equipamentos e trabalhos realizados na pré-temporada.

“Temos um equipamento de altíssima tecnologia, que é a Termografia. Aparelho que consegue identificar precocemente a sobrecarga e inflamação musculotendinea. Neste período de pré-temporada, trabalhamos com exercícios de controle do movimento, propriocepção, fortalecimento de CORE, programa de prevenção FIFA 11+ que é utilizado pela melhores equipe do mundo, além de aparelhos para analgesia. O clube conta com uma sala exclusiva para atendimentos de fisioterapia, além dos trabalhos realizados na academia e no campo de futebol. O trabalho também é sempre integrado com a equipe de preparação física, e direcionado ao treinador”, finalizou o fisioterapeuta Kleyton Trindade.

LEIA TAMBÉM:

Vitória tem o objetivo de ser campeão baiano, diz zagueiro Kanu

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário