As permanências do Vitória e do Sport na Série A do Campeonato Brasileiro garantiram ao futebol do Nordeste sua maior participação na história da elite do futebol brasileiro. A região terá 16 clubes espalhados nas três divisões nacionais: Séries A, B e C em 2018.
Na principal divisão do certame nacional, terá quatro representantes: Bahia, Ceará, Sport e Vitória, ao lado de onze da região Sudeste e cinco times do Sul. A região só conseguiu reunir três times na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em oito edições, que foram nos anos 2003, de 2007 a 2009, de 2012 a 2014, e 2017.
Além do recorde na Série A, a participação de clubes nordestinos nas outras divisões também chama atenção. CSA-AL, Fortaleza e Sampaio Corrêa-MA conquistaram o acesso e vão se juntar ao CRB-AL na Série B de 2018. Enquanto que o baiano Juazeirense e o Globo-RN, que subiram de divisão, vão se juntar a Botafogo-PB, Confiança-SE e Salgueiro-PE na Série C. Os cinco clubes ainda terão a companhia de ABC-RN, Náutico e Santa Cruz que foram rebaixados.