O que o Bahia precisa fazer para evitar o rebaixamento

Não acredito que estaríamos nessa situação se Guto ainda fosse técnico do Bahia. O grande azar do presidente nesse ano tão importante politicamente foi justamente a saída dele.

Todo o trabalho de Guto no 1º semestre foi embora junto com ele. Ele usou o baiano para conhecer todo o elenco e pode montar aquele esquema sem atacante fixo, ainda que ajudado pela contusão de Hernane e a expulsão de Gustavo, mas o fato é que havia entrosamento, ambiente favorável, comprometimento e confiança no trabalho do treinador por parte do elenco.

Fico pensando: caso o Bahia tivesse apenas 5 pontos a mais estaria ocupando a 8º posição disputando uma vaga na libertadores, já que temos um G7 para o torneio continental, e Marcelo Santana estaria recebendo somente elogios em vez de todas as críticas que tem recebido.

Se essa diretoria não teve culpa na saída de Guto Ferreira, não podemos dizer o mesmo nas escolhas seguintes. E, particularmente, acho que não há muito tempo para Capergiane implantar um trabalho novo, uma filosofia, trabalhar um esquema novo. Agora é arrumar os problemas mais graves, dar uma ajeitadinha e trabalhar muito o emocional do time. Alguém bom de vestiário é muito importante agora. Não sei se é o caso do novo treinador.

Fazendo contas o Bahia precisa de pelo menos 46 pontos para se livrar da degola e faltando 12 jogos precisa fazer no mínimo 4 pontos a cada 3 jogos que alcança 16 e 47 no total e certamente estará livre da queda, ou seja, 1 vitória e um empate pelo menos a cada 3 jogos.

Os grupos de jogos e observações:

Grupo 1

Palmeiras x Bahia

Bahia x Corinthians

Flamengo x Bahia

Grupo 2

Bahia x Vitória

Fluminense x Bahia

Bahia x Ponte

Grupo 3

Avaí X Bahia

Bahia x Atlético MG

Bahia x Santos

 

Grupo 4

Sport x Bahia

Bahia x Chape

São Paulo x Bahia

Algumas observações:

Somente no grupo 1 (próximos 3 jogos) não haverá adversários que brigam para não cair. Em tese é o grupo mais difícil e ainda com treinador novo. Dos 12 adversários 7 estão abaixo da 10º posição da tabela e esses jogos se tornam o chamado jogo de 6 pontos.

Como o Atlético-MG tem oscilado muito, quando o enfrentarmos pode ser que esteja abaixo da 10º posição e se tornaria o 8º jogo de 6 pontos. Enfrentamos os 2 que brigam por título (Corinthians e Santos) em casa e já podemos enfrentar o Santos já com o título praticamente decidido a favor do Corinthians e, portanto, sem muita motivação. Como pode acontecer de escapar com 45 pontos em algum grupo o Bahia poderia fazer apenas 2 pontos que ainda se livra.

Façam suas simulações e torçam:

Acredito que é possível o Bahia se livrar até porque são muitos times brigando para não cair e ainda sem nenhum time com a queda bem encaminhada como normalmente acontece.

Samuel Fonseca, de Salvador, torcedor do Bahia e amigo do BLOG.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário