Amigos. O objetivo desse texto é tentarmos identificar um motivo lógico para as atuações pífias do Vitória atuando em seus domínios. Vimos o time atuar fora de casa com o time completo, improvisado e em todas as configurações obtemos sucesso. Pelo menos até agora. Já no Barradão, igualmente em todas as configurações, ocorreu o contrário.
E a despeito de alguns que vi comentando em redes sociais que seria problema relacionado ao esquema, ao posicionamento dos jogadores, está aí a lista das escalações tanto nos jogos fora de casa como dentro de casa na sequência exata do segundo turno. Para mim, é questão emocional, de confiança pois a última vez que vi o time atuar bem em casa foi contra o Avaí apesar de termos perdido o jogo graças a uma noite infeliz de Neilton.
Vamos aos fatos:
Contra Avaí, Derrota de 1×0 em casa
Fernando Miguel, Caíque Sá, Kanu, Bruno Bispo, Juninho, Ramon, Uillian Correia (Jhemerson) , Patric, Danilinho, David (Todinho), Neilton, Tréllez
Contra Corinthians, Vitória de de 1×0 fora de casa
Fernando Miguel, Caíque Sá, Kanu, Wallace, Juninho, Ramon, Uillian Correia , Yago (Felipe Souto), Neilton (Carlos Eduardo), Trellez, David (Patric)
Diferenças para o time da 20ª rodada: Wallace no lugar de Bruno Bispo em relação ao time que iniciou a partida anterior.
Contra Coritiba, Vitória de de 1×0 fora de casa
Fernando Miguel, Caíque Sá, Kanu, Wallace, Juninho (Danilinho), Ramon, Uillian Correia , Yago, Neilton (Felipe Souto), Trellez, David (Patric)
Diferenças para o time da 21ª rodada: Nenhuma em relação ao time que iniciou a partida anterior.
Contra Fluminense, Empate Suado de 2×2 em casa
Fernando Miguel, Caíque Sá, Kanu, Wallace, Juninho (Thalyson), Felipe Souto, Uillian Correia , Patric, David (Kieza), Neilton, Trellez (Todinho)
Diferenças para o time da 22ª rodada: Felipe Souto no lugar de Ramon, Patric no lugar de Yago em relação ao time que iniciou a partida anterior.
Contra São Paulo, Derrota de de 2×1 em casa
Fernando Miguel, Caíque Sá (Felipe Souto), Kanu, Wallace, Patric, Ramon, Uillian Correia (Carlos Eduardo) , Neilton (Cleiton Xavier), Trellez, Kieza
Diferenças para o time da 23ª rodada: Felipe Souto no lugar de Caique Sá ainda na metade do primeiro tempo, Kieza no lugar de David em relação ao time que iniciou a partida anterior.
Contra Atlético-MG, Vitória de 3×1 fora de casa
Caique, Ramon, Kanu, Wallace, Geferson, Felipe Souto, Uillian Correia, Yago (Renê Santos), Neilton (Todinho), David (Kieza), Trellez
Diferenças para o time da 24ª rodada: Caique no lugar de Fernando Miguel, Geferson no lugar de Felipe Souto pois jogou na posição a maior parte do jogo, Felipe Souto no lugar de Ramon, Yago no lugar de Patric em relação ao time que iniciou a partida anterior.
Contra Botafogo, Vitória de 3×2 fora de casa
Caique, Patric, Ramon, Wallace, Geferson (Danilinho), Felipe Souto, Uillian Correia (André Lima), Yago, Neilton, David (Cleiton Xavier), Trellez
Diferenças para o time da 25ª rodada: Patric no lugar de Ramon, Ramon no lugar de Kanu em relação ao time que iniciou a partida anterior.
Contra Sport, Derrota de 2×1 em casa
Caique, Caique Sá (Danilinho), Ramon, Wallace, Juninho, Felipe Souto (Patric), Uillian Correia, Yago, Neilton, Trellez, David (André Lima)
Diferenças para o time da 26ª rodada: Caique Sá no lugar de Patric, Juninho no lugar de Geferson em relação ao time que iniciou a partida anterior.
Partidas realizadas por cada jogador
Fernando Miguel – Jogou 5 das 8 partidas
Caique Sá – Jogou 5 das 8 partidas
Kanu – Jogou 5 das 8 partidas
Bruno Bispo – Jogou 1 das 8 partidas
Juninho – Jogou 5 das 8 partidas
Ramon – Jogou 7 das 8 partidas
Uilliam Correia – Jogou as 8 partidas
Yago – Jogou 6 das 8 partidas
Patric – Jogou 7 das 8 partidas, algumas vindo da reserva
Danilinho – Jogou 4 das 8 partidas, algumas vindo da reserva
David – Jogou 7 das 8 partidas
Neilton – Jogou as 8 partidas
Trellez – Jogou as 8 partidas
Carlos Eduardo – Jogou 2 das 8 partidas todas como reserva (Corinthians, São Paulo)
Jhemerson – Jogou 1 das 8 partidas como reserva (Avaí)
Todinho – Jogou 3 das 8 partidas como reserva (Avaí, Fluminense, Atlético-Mg)
Felipe Souto – Jogou 7 das 8 partidas, algumas como reserva
Conclusão
Foram utilizados 17 jogadores em 8 partidas.
12 jogadores atuaram no mínimo em 5 partidas.
8 jogadores atuaram no mínimo em 6 partidas.
7 jogadores atuaram no mínimo em 7 partidas.
3 jogadores atuaram em todas as partidas.
Média rotatividade de jogadores entre as partidas.
Dificuldade do time em manter um elenco único e constante mesmo atuando em quase a metade das partidas de um turno.
Dificuldade de armar a equipe, pois o elenco é fraco não possuindo opções para setores vitais como laterais e meio campo precisando assim realizar improvisações.
Apesar das dificuldades, a campanha é perfeita fora de casa com 4 vitórias, porém é péssima dentro de casa com 3 derrotas e 1 empate.
Time atuou em partidas fora improvisado nas laterais como nas vitórias contra Atlético-Mg e Botafogo.
O motivo para as derrotas dentro de casa ainda incerto pois descarta-se aspectos técnicos já que conseguiu vencer fora de seus domínios mesmo atuando com reservas de primeira e mesmo possuindo um elenco limitado.
Declarações de jogadores ao final da partida contra o Sport atribuem a ansiedade do time talvez pela necessidade de darem uma resposta ao torcedor pois este está próximo ao time e está apoiando. Longe de casa o time não sofre nenhuma pressão psicológica pois não atua visando o torcedor.
Diante desses dados, vamos analisar 4 partidas dessas 8 até agora no segundo turno do brasileirão, sendo 2 fora de casa e duas dentro de casa.
Time contra o Avaí:
Gol: Fernando Miguel,
Defesa: Caíque Sá, Kanu, Bruno Bispo, Juninho,
Meio Campo: Ramon, Uillian Correia (Jhemerson) , Patric, Danilinho, Neilton
Ataque: David (Todinho), Tréllez
Time contra o Corinthians:
Gol: Fernando Miguel
Defesa: Caíque Sá, Kanu, Wallace, Juninho.
Meio Campo: Ramon, Uillian Correia , Yago (Felipe Souto), Neilton (Carlos Eduardo),
Ataque: Trellez, David (Patric)
Qual a diferença?
O Wallace no lugar de Bruno Bispo.
O Yago no lugar de Danilinho.
Ataque? O Mesmo.
Time atuou bem contra o Avaí porém pecou nas finalizações e talvez por estarem desatentos permitiram o gol do Avaí. Neilton foi muito infeliz pois além de perder um pênalti, perdeu um gol que para um jogador como ele é algo muito incomum. Repetiu a atuação no jogo contra o Corinthians só que o resultado foi favorável a nós em pleno Itaquerão.
Time contra o São Paulo:
Gol: Fernando Miguel
Defesa: Caíque Sá (Felipe Souto), Kanu, Wallace, Patric,
Ramon, Uillian Correia (Carlos Eduardo) , Neilton (Cleiton Xavier)
Ataque: Trellez, Kieza
Time contra o Atlético-Mg:
Gol: Caique
Defesa: Ramon, Kanu, Wallace, Geferson
Meio-Campo: Felipe Souto, Uillian Correia, Yago (Renê Santos), Neilton (Todinho)
Ataque: David (Kieza), Trellez
Qual a diferença?
O gol foi assumido por Caíque. Ramon jogou improvisado na lateral no lugar de Caique Sá. Geferson como lateral assumiu o lugar de juninho. Felipe Souto como volante de origem assumiu o lugar de Ramon
Ataque? O Mesmo.
O time fez uma atuação sofrível contra o São Paulo com direito a gol contra em bola vindo de escanteio e com apenas um jogador na cobertura. Cueva deitou e rolou em nossa defesa e só não perdemos de goleada pela incompetência dos atacantes do São Paulo pois tiveram 3 oportunidades claras em contra-ataques.
No jogo seguinte, o time soube suportar bem a pressão contra o Atlético-Mg e corrigiu os erros do jogo anterior. A diferença é que atuou fora de casa.
Embora muitos não admitam, mas existe algo de ordem comportamental a resolver nas atuações dentro de casa. Time fica desleixado em fundamentos básicos como marcação e passe, coisa que já executaram com perfeição contra Corinthians, Coritiba, Cruzeiro e Flamengo. Não tomamos gols contra esses times.
Grande Abraço a todos.
Marcos Guimarães, rubro-negro, amigo e colaborador do BLOG.