Um Festival de BAVI e rivalidade à flor da pele em 2017

Os meses de abril e maio serão decisivos e emocionantes para o torcedor baiano, que já respira os ares da rivalidade às vésperas dos clássicos BAVI. Ao menos cinco BAVI’s já estão praticamente garantidos nesses dois meses, caminhando pela lógica e apontando Bahia e Vitória como os finalistas do Campeonato Baiano, algo previsível, além, é claro, dos dois confrontos pela Semifinal da Copa do Nordeste e sem esquecer do primeiro dérbi do ano pela última rodada do Estadual dia 09 de abril, de menor relevância em comparação aos demais, porém muito importante no aspecto motivacional.

Ambos ainda vão se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro, sem falar que poderiam se encontrar em mais outro campeonato, isso se o Bahia não fosse eliminado da Copa do Brasil pelo Paraná que, se passar pelo ASA enfrenta o Leão na quarta fase da competição nacional. Rusmindo: Temos cinco BaVi’s confirmados em 2017 e mais dois com muita possibilidade de acontecer caso se classifiquem para a final do Campeonato Baiano, o que aumentaria para sete o número de clássicos neste ano, algo não muito comum.


Não vejo o Vitória favorito como alguns rubro-negros e profissionais da imprensa apontam escancaradamente. Diga-se, apesar de ser um crítico do técnico Guto Ferreira desde 2016, tenho de ser justo e destacar a postura que o Bahia vem apresentando em campo. O time tem uma espinha dorsal já formada, a defesa se mantém consistente mesmo sem Jackson, o setor de ataque vem evoluindo e ganhando corpo, algo que vínhamos cobrando, e Gordiola ganhando outras peças de reposição, caso do atacante Edigar Junio que voltou muito bem e deve assumir à titularidade em breve.

Diante do que Bahia e Vitória vêm apresentando na temporada, prevejo clássicos muito equilibrados e disputados, tanto na semifinal da Copa do Nordeste quanto numa provável final do Campeonato Baiano. Além do mais, BAVI é BAVI e jamais podemos apontar um único favorito, ainda mais quando o momento de ambos é pareio. O primeiro dérbi de 2017 não é decisivo, porém, tem sua importância no aspecto motivacional, podendo motivar e embalar os times nos próximos jogos, além do explicado acima de que tanto na primeira fase quanto na semifinal são contabilizados pontos e a vantagem na final ainda está indefinida.

Ba-Vi’s já confirmados em 2017:

09/04 – Bahia x Vitória, na Fonte Nova (Campeonato Baiano)

23/04 – Vitória x Bahia, no Barradão (1ª semi da Copa do Nordeste)

26/04 – Bahia x Vitória, na Fonte Nova (2ª semi da Copa do Nordeste)

01 ou 02/07 – Vitória x Bahia, provavelmente no Barradão (11ª rodada da Série A)

21 ou 22/10 – Bahia x Vitória, provavelmente na Fonte Nova (30ª rodada da Série A)

Ba-Vi’s com grande probabilidade de acontecer em 2017: 
03/05 – Bahia x Vitória, na Fonte Nova (Campeonato Baiano – primeiro jogo da final)
07/05 Vitória x Bahia, no Barradão (Campeonato Baiano – segundo jogo da final)

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário