Quem vence o BA-VI de Domingo?, claro, o Vitória!!!

O BA-VI deste Domingo como todos os outros, carrega um enorme apelo pela rivalidade e é potencializado pela ausência de competitividade até agora no calendário do futebol baiano. Tivermos em 2017, 40 jogos, e dupla Bahia e Vitória venceram 28 partidas, perderam apenas duas e as demais se registrou empates. Fizeram 85 gols e sofreram 21. Considerando os jogos realizados em Salvador, apenas UM JOGO havia certo equilíbrio e por isto, não era possível marcar antecipadamente o dono do triunfo, ainda assim, o Vitória (favorito) venceu o Vasco da Gama por 1 x 0 e avançou na Copa do Brasil. No período tivemos goleadas de 5, 6 em mais de uma vez e o torcedor quando compareceu aos estádios, seja na Fonte Nova ou no Barradão, tinha apenas um propósito: saber o tamanho da goleada do seu time.

Logo, o BA-VI deste Domingo só pelo fato de não sabermos quem vencerá, automaticamente ganha apelo de jogo memorável, digno de comparação as grandes decisões de COPA DO MUNDO, além do mais, o BA-VI sempre carregou um aspecto duplo. O torcedor não quer apenas observar seu time ganhar que funciona apenas como preliminar de menor importância, ele quer, sobretudo, notar seu maior rival cair e ai acontece o orgasmo, o apogeu do triunfo, especialmente o deste Domingo, que não tem qualquer valor para os times na tabela de classificação. Se impor diante do seu maior adversário sempre valeu bem mais que os três pontos.

Para o Bahia até que tem algo que pode ser considerado como motivação adicional: vencer, para acabar a supremacia do Leão quando atuando dentro estádio onde o tricolor de aço é locatário. Até agora foram realizados 11 jogos quando apenas considerados o Estádio Otavio Mangabeira transformado em Arena. Nestes últimos cinco anos, Leão venceu em 5 oportunidades enquanto o Bahia venceu 4 partidas. Portanto, chegou o momento de acabar essa história que a Fonte Nova é uma casa de moca onde o Vitória entra e senta sem tirar os sapatos ainda que sujos sem pedi licença.

Quem ganha? Quem é Favorito? Ah, neste quesito o palpite é permitido em todos os jogos, porém é proibido nos BA-VI(s) sempre cercado pela mureta de concreto do CLÁSSICO e assim, qualquer aventura será vista e considerada como imprudente ou o aceno de outros interesses. 

O exercício do palpitar algo comum no mundo do futebol perde a conotação de uma mera e simples projeção, levando em consideração time, momento, mando de campo, campanha ou possíveis desfalques geralmente é transformado numa suposta revelação de desejo expresso apontado de forma sorrateira quase que obrigando os aventureiros, o uso do capacete ou o desfile triunfal em cima daquele muro que estampa a frase: clássico é clássico para encontrar um abrigo seguro. Acabado o jogo. Dizem: Viu que disse? Podia dá qualquer um. 

Ainda assim, liberto de outros compromissos além daquilo que penso baseado pelo observei nos jogos do Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste, aponto o Esporte Clube Vitória com grande favorito para vencer o clássico deste Domingo e fechar a fase de classificação do pobre e insignificante Campeonato Baiano com 100% de aproveitamento. Tem melhor time. Atravessa melhor momento, praticamente já deu por encerrado a fase dos experimentos e até iniciou as buscas por reforços para o Brasileiro da Série A. Seu treinador parece ter plena consciência do seu trabalho, portanto é o grande favorito com boa margem de acerto.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário