Clássico da Paz pelo Baianão: Paixão, história e tradição!

O BA-VI é um clássico, um derbi que gera paixões e possui muita história e tradição, o Campeonato Baiano teve a sua primeira edição em 1905 e o seu primeiro BA-VI data de 10 de abril de 1932 no antigo Campo da Graça e já levou multidões a Fonte-Nova e ao Barradão.

Fazem 85 anos que essa disputa começou, um jogo especial que já foi final do nordestão em 3 oportunidades, e que foi eleito pela revista FourFourTwo como um dos 50 maiores clássicos do mundo. Nos anos 70 e 80 o Bahia mandava, nos anos 90 e 2000 foi a vez do Vitória deter a hegemonia, atualmente o equilibrio parece estar retornando ainda que o Vitória leve vantagem nos ultimos anos, no entanto no geral o Bahia tem plena vantagem com 178 triunfos contra 152 vitórias do Rubro-Negro em 476 jogos disputados o Tricolor marcou 632 gols contra 568 do Leão.

Clássicos porém não são feitos de números e sim de momentos, sejam eles num gol no apagar das luzes ou em goleadas marcantes, no drible, no carrinho justo do zagueiro, no gol mal anulado, no penalty fatal, e principalmente, clássicos só existem devido a paixão das torcidas que fazem o espetáculo nas arquibancadas e que sofrem, gritam, tocam tambores, cantam hinos, celebram ou choram, a torcida é a vida do futebol e evidentemente a alma de todos os clássicos reside nas torcidas, mas como cada clássico é especial, eu acredito que o BA-VI tem como marca ao longo dos anos a paz, claro que houveram brigas e disputas nas arquibancadas, mas no geral o nosso clássico é muito mais tranquilo que os do Sul maravilha, sem violência mas vibrante em paixão com cores e muito som, por isso acredito que todos estejam felizes com a volta da torcida mista pelo menos neste campeonato baiano, uma bela jogada em comum de ambas as diretorias que é um golaço, a torcida mista sempre fez parte da nossa tradição, famílias assistiam juntas, a rivalidade existia mas todos entendiam que a gozação não passava disso e saíamos do estádio lado a lado.

Durante algum tempo isto esteve esquecido mas neste domingo teremos a torcida mista de volta e torço para que seja um sucesso dentro de uma grande festa com os baianos mostrando para todo o Brasil que podemos ser rivais na bola mas não somos inimigos e que as nossas cores não nos separam mesmo que durante 90 minutos tricolores e rubro-negros cantem e vibrem por suas equipes, no final somos todos irmãos.

Que assim seja amanhã dentro de campo e principalmente nas arquibancadas indiferente de quem vença a partida. Bom Clássico para todos os torcedores de Bahia e Vitória especialmente para os que poderão estar no estádio, e para os amigos do blog. O Nosso querido BA-VI foi, é e será sempre o clássico baiano da paz com a benção do Senhor do Bomfim.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário