Pergunto aos amigos tricolores: De qual Bahia vocês sentem saudade? Aquele de 88? Aquele mundo não existe mais! Querem um Bahia competitivo, mas tratam com desdém a organização institucional? Querem um elenco forte
mas se usa como argumento negativo o “pagamento de periquitas”? Quanta incoerência é essa, meus amigos? Me digam, qual time no Brasil HOJE te enche os olhos? Se encher uma mão contando é muito!
A gestão do Bahia é uma gestão com objetivo à médio prazo, isso é complicado de entender? Críticas vazias, bobas, deveras infantis (a não ser que tenham interessem político), me assustam. Poxa, cara, é sério que “gozação de camisa lisa” é argumento para alguma coisa? Meu deus! Como se os camisas lisas estivessem num patamar diferente.
Outro dia li um texto muito bom aqui, que nos mostrava de forma cristalina que o nosso elenco hoje não deve nada a elencos de Botafogo, Ponte Preta, Chapecoense e Atlético-PR do ano passado, e olhe que ainda contrataremos para o Brasileiro. 3 desses citados, 4 estão na libertadores. O Bahia é maior que todos aí, mas HOJE temos que nos adequar às consequências de más gestões anteriores e nos igualar aos menores sim, se um dia quisermos voltar a ser grande. Difícil compreender?
Vocês querem de volta o Bahia da inauguração da Arena Fonte Nova ou o Bahia que briga (e ganha) no mercado com times de Série A? Querem fazer chacota porque o clube é uma instituição saudável, digna de vender ações na bolsa, ou querem pagar o salário de todos os funcionários em dia? Querem criticar superficialmente por conta de um empate num campo lixo, com o time reserva desentrosado e num campeonato que não entrega o menor estímulo motivacional ou querem cota de TV maior, patrocínio maior, 2 CT’s e 2 anos superavitários? Peraí pô, bora ser Bahia e não se dizer Bahia apenas.
E olha que o preço disso não é tão caro. “Subimos (com a calça na mão, com ajuda de A ou B, blablabla.” Que eu saiba o campeonato tem 38 rodadas e no fim o Bahia, melhor mandante, segundo melhor ataque, segunda melhor defesa, ficou entre os 4 primeiros colocados, temos ido bem no Nordeste (AH, mas eu quero título). Tá certo, só você que quer, ninguém mais quer. Se tá achando ruim, dá uma googlada ai na campanha de 2012 e 2013. Quer voltar a tomar 4 do CSA? Perdemos o Baiano do ano passado escandalosamente roubado, nos 2 jogos, mesmo com nosso rival numa série superior a nossa. Tô errado?
Bora criticar? Bora! E enaltecer os lados positivos? Bora também! Bora trazer a torcida para o clube, 40 conto uma colaboração mensal e o Bahia, time de massa, não consegue 13 mil sócios adimplentes? Como que essa torcida tem moral para cobrar qualquer coisa? Isso é uma vergonha! Não gosto de Guto também, não gosto de algumas posturas públicas do presidente, do vice-presidente, não gosto de algumas práticas operacionais (em dias de jogo, em rotina de sócios), mas essa gestão atual é a melhor do Bahia em, no mínimo, uma década.
E digo mais, podem rir, virar a cara, torcer a boca ou jogar o notebook pela janela, mas, esse elenco de hoje (QUE É MEDIANO) é, também, o melhor em muito tempo. É uma pena, uma pena colossal, que futebol não seja ciência exata. Vão lá sonhar com os Euricos da vida, com os Marajás que montam times caríssimos que entregam resultados pobríssimos, mas tem o Amém (R$) da imprensa. Quando um cara tenta fazer um trabalho sério e fecha a torneira, é pedrada de todo lado. Triste.
#PartiuAracajivis
#BBMP
Matheus Chaves, torcedor do Bahia e amigo do Blog.