Conforme sempre escrevo aqui, sou fã dos ditos populares. Alguns, ouvi ainda quando criança em razão de produzir algumas traquinagens próprias da idade. Ouvi, os guardei até os dias de hoje e afirmo que são de uma leveza e verdade absolutas.
Outras ouvi, venho ouvindo na Universidade da Vida e são expressões de uma simbologia que desnuda a realidade de uma forma simples e direta. Diria mesmo: INQUESTIONÁVEIS; INSOFISMAVEIS !!!
Certa feita, menti para minha Mãe e, quando ela descobriu a verdade, falou: MENTIRA TEM PERNA CURTA !!! E não é que tem mesmo!!! Quando essa Senhora soube da verdade, me aplicou duras penas me proibindo de brincar e de assistir TV. Admoestações diversas ! Foi terrível !!!
A Universidade da Vida, por sua vez, vem me facultando o conhecimento de outros tantos ditos populares que são verdadeiras teorias quando apontam coisas com uma clareza e aplicabilidade diversas e fantásticas. Em verdade me ajudam na compreensão de como viver nesse Planeta.
Um dito popular, que me ensina muito a entender o Universo de uma mentira e se aplica muito bem a um episódio recente, acontecido no nosso pobre futebol baiano, aponta para o seguinte dito: “uma mentira, repetida mil vezes, vira uma verdade…”
Assim, o citado episódio deu início a uma série de contraditórios e, cada vez que se aprofundavam, os responsáveis se confundiam nos entendimentos, envolvendo até os mais simples conceitos da ciência geográfica e a distribuição geopolítica no Globo Terrestre, notadamente em relação a um país latino das Américas.
Assim, a mentira foi sendo repetida de forma tal, sendo afirmada e reafirmada nos Tribunais envolvidos, com tamanha propriedade e “justiça”, arquivamento e outras coisas mais, até que se “encerrou” o assunto (inclusive eu o dava por encerrado, por outras razões maiores) dando a questionada “legalidade” a um ato de transferência mal explicada para uns, mas com um decisivo “aval” de outrem.
Visto e passado, o assunto deveria estar devidamente encerrado e arquivado. Entretanto, um time gaúcho, rebaixado para a segunda divisão, dentro das quatro linhas (bom frisar), viu nessa querela uma alternativa para tentar se manter na elite nesse ano que se inicia. Assim, chegou na última instância da Justiça Desportiva do Planeta: O TAS !
E agora? Será que vamos ter um Tribunal de exceção para julgar um feito de triste recordação que atentou, desde o seu início, para uma irresponsabilidade em afronta ao Bom Senso? Como ficará o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão em 2017? O que vai, definitivamente, concorrer para acabar com essa “lenga-lenga”?
Assim, evocando os DITOS POPULARES, finalizo com as seguintes indagações:
Será que a MENTIRA TEVE A PERNA MAIS LONGA do que o normal?
Será que a MENTIRA REPETIDA MIL VEZES virou uma VERDADE?
Acredito que só os próximos capítulos o dirão!
Paulinho Fernando – Torcedor do Bahia e colaborador do Futebol Baiano.