NOME DE JOGADOR NÃO GANHA JOGO

Nos tempos do Futebol Moderno a gente começa a perceber que as coisas mudam de acordo com as tendências e conveniências do momento. Venho aqui nesse momento discorrer sobre o que consegui, numa visão bem simplista, depreender da nossa atualidade.

O Bahia em outros tempos remotos vivia contratando aqueles que carinhosamente chamávamos de “EX-jogadores” em atividade. Foram muitos contratados, festejados e foram poucos os que ainda deram um bom “caldo”, justificando ao investimento realizado. As lembranças dos nomes dos anciões não me ocorrem na memória, mas disso todo mundo sabe e podemos, com a contribuição dos demais Tricolores, fazer uma relação nominal com mais precisão.

O nosso coadjuvante de Canabrava, ao contrário, buscava sempre trazer jogadores de pouca projeção nacional (alguns até desconhecidos). O Petkovich foi um deles que aportou naquela paragem e fez um grande sucesso mesmo, depois, tendo confessado que foi pra Canabrava mediante a mentira de que o time dali era Campeão Brasileiro. Foram também muitos que, habilidosamente, foram contratados e que se revelaram bons jogadores para a posteridade, gerando inclusive uma boa receita aos cofres do time do aterro sanitário.

Hoje, a política das contrações entre os dois principais clubes do Estado, parece ter dado uma guinada de 180 graus pois, como visto, quando o Bahia resolveu contratar jogadores com pouca projeção e com bom potencial para uma requerida evolução. Recentemente o Juninho foi uma demonstração de que essa é uma boa solução, com baixos custos de investimento.

O time centenário buscou justamente trabalhar em direção oposta e contratou um monte de jogadores rodados e com muitas experiências boas nos tempos passados. Essa direção levou a afirmação de que essas contratações eram muito superiores àquelas feitas pelo Tricolor Baiano ainda que saibamos bem, o provável resultado a ser colhido pelo coadjuvante.

Alguns já afirmaram com todas as letras de que no PAPEL as contratações vicentinas são muito superiores em qualidade, quando comparadas às humildes aquisições do nosso BI-Campeão Brasileiro.

Eu, na condição de Tricolor, fico pensando sobre o que vai acontecer. Não tenho poderes de premonições e entendo que ainda é muito cedo para obtermos as respostas definitivas. Entretanto, acredito que as contratações do Bahia parecem mais acertadas e com resultados futuros melhores, especialmente na relação Custo X Benefício.

Vamos pra frente! Que as respostas sejam as melhores de acordo com a visão daqueles que estão buscando decifrar o enigma envolvido nesse assunto.

O futebol é jogado nas 4 linhas e o resultado só se sabe ao final dos 90 minutos.

O papel serve para se anotar aquilo que se observa… 

Paulo Fernando – Bahia, amigo e colaborador do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário