Guto Ferreira é o técnico ideal para o Esporte Clube Bahia!

Na minha opinião, Guto Ferreira é o técnico ideal para o Esporte Clube Bahia. Agora sim ele estar começando o trabalho, e não continuando um que estava errado (na época de Doriva). É impressionante como boa parte da torcida esqueceu que quando Guto chegou, o Bahia era o 9° colocado da Série B, e terminou com 3 pontos à frente do 5°, logo, dentro do esperado (conquistando a meta principal que era o acesso). 

Claro que a classificação não foi fácil, principalmente pela última rodada. Mas ele montou aquele elenco do ano passado ou teve que trabalhar com os jogadores que já estavam aqui trazendo quem estava disponível no mercado (sobras)? Boa parte dos torcedores do Bahia esperam que um treinador chegue aqui e faça milagre, que o Bahia passe a jogar um futebol vistoso como o Barcelona, dando espetáculo e goleando quando pode. 


Eu também gostaria que o time jogasse assim, mas, temos jogadores para isso?Temos dinheiro para trazer esses jogadores qualificados que tanto cobram? Vocês têm que entender que o Guto teve que montar o elenco dentro das possibilidades do clube, e não como ele quer. Temos que entender também sua filosofia de jogo. Jogar com 3 volantes não parece tão ruim assim. Depende da qualidade dos volantes. Se esse volante tem qualidade para armar uma jogada como o Edson fez no domingo, a coisa é diferente. 

Observem que o Vitória contratou vários meias de criação ou que podem fazer essa função (Dátolo, Cleiton Xavier, Pisculichi, Gabriel Xavier, etc) e joga com dois, no mínimo. Mas, tomou gol nos 3 jogos que fez esse ano e para times que não se compara com os que o Bahia enfrentou. O Esquadrão pegou adversários mais difíceis, conseguiu empate contra o Fortaleza jogando com 10, e se não fosse Tinga, até agora não teria tomado um gol sequer. Não gosto do Marcelo Sant’Ana, não votei nele para presidente, mas, hoje, em termos de sócios, somos o 19° colocado. 

Para se ter uma ideia: O Sport tem 30 mil sócios a mais que o Bahia. Estamos atrás de times como o Remo, Coritiba, Ponte Preta, Náutico e o VICE. É assim que somos os maiores do Nordeste? A culpa é de Guto Ferreira? Quanto a Cajá, esse tem que sair do time mesmo. Não quer nada com nada. Precisamos entender o que Guto só pode fazer com o que ele tem em mãos, e não querer que ele faça sem ter as “peças” que ele precisa. Precisamos de um goleiro, um meia de criação, dois atacantes de beirada rápidos, e mais um zagueiro. 

Di Pereira, torcedor do Bahia e colaborador do Blog.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário