A idade dos jogadores do Vitória e seus riscos.

Maikon Leite se confirmado como novo reforço do Bahia será uma contratação infinitamente melhor que Emerson Sheik, especulado nos últimos dias, e que se trata de um jogador de 38 anos, em fim de carreira, e que estaria vindo pra uma posição que exige demais fisicamente, que são os atuais extremos. Enquanto Maikon Leite, bem mais novo, atacante de lado de campo que explora bastante a velocidade e com custo x benefício melhor do que Sheik.

Era sabido que o Bahia estava reservando para esta posição de atacante de beirada um jogador sem questionamentos, com um salário maior e mais rodado. Aí vem alguém dizer que acabou a estratégia do clube, quando a maioria das contratações foi seguindo este conceito, apenas Maikon Leite e Armero são exceções. Por que o torcedor do rival tenta sempre manipular e distorcer as coisas achando que do outro lado só tem pessoas sem capacidade de raciocínio?

Vamos relembrar as coisas. Essa discussão sobre idade começou com os torcedores do Vitória, justamente quando criticaram o Bahia por contratar Armero. Eu até questionei aqui se 30 anos era uma idade avançada.

Maikon Leite tem 28 anos, ele não jogou por opção técnica fruto de má fase, opção do treinador ou não adaptação ao futebol mexicano, mas é um bom jogador. Emerson Sheik sim, com 38 anos, é um jogador velho e que não valeria a pena o investimento, e eu sou contrário a essa contratação, não só pela idade, mas pela função que teria que cumprir, que ele não aguentaria fazer.

A crítica ao Vitória não é porque tem um jogador velho, é porque os seus principais jogadores contratados tem acima de 32 anos. E como são os principais jogadores sempre vai haver a pressão da imprensa e da torcida para que joguem todos. E como montar um meio-campo com 3 jogadores com 32 anos (Dátolo, Pisculichi e Cleiton Xavier)?

O correto seria o treinador alternar entre esses três, mas a pressão vai existir, e para atender essa pressão ele até já montou o tradicional 4-2-2-2, dividindo o meio-campo entre volantes e meias, outro conceito brasileiro antigo, que está superado, porque sobrecarrega os volantes.

Você pode ter um ou mais jogadores, com idade acima dos 30, se ele tecnicamente faz a diferença, em posições diferentes, vários clubes têm, é normal. O que você não pode ter é um time alicerçado em jogadores com esta idade. Veja as críticas que estão fazendo ao Vasco, que tem um time, principalmente o meio-campo, com média de idade alta. Andrezinho (32), Nenê (35), Marcelo Mattos (32).

Se Argel não cair nesta armadilha esqueça essa crítica, mas se ele comer a pressão eu quero ver o resultado disso no Brasileiro.

E.Silva, torcedor do Bahia, amigo e colaborador do Blog.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário