O futebol baiano na lama

A cerca de 2 anos e meio escrevi um post nesse renomado blog intitulado Pobre Futebol Baiano (https://futebolbahiano.org/2011/07/pobre-futebol-baiano.html) e fico triste, bem como imagino que todo o povo baiano também esteja, com a manutenção do quadro de pobreza. Para falar a verdade a situação piorou ainda mais, e o que passamos hoje é uma das mais lastimáveis fases de nosso futebol, com os fatos recentes escancarando as mazelas e deficiências estruturais desse esporte na Bahia.

Nossa imprensa foi colocada em cheque após a divulgação de uma lista do Esporte Clube Bahia referente a sua administração anterior, e ainda que alguns defendam, não precisa de muito esforço para entender que a relação exposta compromete em muito a credibilidade de um órgão que deveria ser completamente independente. Mas isso não foi surpresa!

No mesmo dia o tribunal de justiça desportiva do estado tem a renúncia de alguns de seus componentes, inclusive o presidente, em função de insatisfação da interferência da federação baiana de futebol. Há quem diga que tal imbróglio pode até prejudicar o atual campeonato baiano. Infelizmente não duvido!!

A federação é o de sempre. Tem um presidente extremamente centralizador e político que faz de tudo para permanecer no poder por mais uns 30 anos. Uma caixa preta que ninguém tem coragem de mexer. Já passou do tempo de limitar os mandatos em órgãos dessa importância!

Nossos clubes do interior são apenas coadjuvantes locais e saco de pancadas quando passam da fronteira do estado. Praticamente em todas as competições fora do estado são eliminados na primeira fase, muitas vezes como a pior equipe do torneio. Ainda ontem o Juazeiro foi eliminado em casa (nem precisou do jogo de volta) para a forte equipe do… Tupi!! Por outro lado estes podem até ser considerados vítimas do sistema, afinal sobrevivem com reduzidíssimo apoio financeiro e sofrem constantemente com os “erros” de arbitragem quando enfrentam a dupla BaVi.

No Bahia é aquilo mesmo, não muda nada. Aliás, mudou tudo e continua o mesmo. A torcida esperançosa achava que com a democratização as coisas iriam voltar como eram a 30 anos, mas continua sofrendo com resultados pífios, desmoralizações e chacotas. Dizem que os danos das administrações passadas foram tão intensos que o progresso vai demorar, mas vai acontecer. Tenho minhas dúvidas!

E o Vitória parece se satisfazer em ser apenas melhor do que o Bahia, ou talvez o menos pior do estado. Quantas vezes o Bahia não tropeçou no começo e ato seguinte o Vitória cai também. Até campeonato baiano já perdeu após eliminar o rival. Se for pegar do passado já foi pro torneio da morte, mas ficou na frente do Bahia. O Bahia desceu para a série C, o Vitória foi logo depois. O Bahia sai na primeira fase de algum torneio, o Vitória sai na fase seguinte. Muito pouco para a sua torcida!

Ontem também tivemos a primeira rodada das semifinais da Copa do Nordeste, e mais uma vez não tivemos nenhum representante baiano disputando tal fase. É triste para um estado que acha ter o melhor futebol da região. E o torcedor que já vem sofrendo bastante pode se preparar para o campeonato Brasileiro. Talvez até possamos nos surpreender com uma boa colocação como foi a do Vitória no ano passado, mas infelizmente tudo leva a crer que a eterna luta contra a zona do rebaixamento será nosso provável destino mais uma vez.

Precisamos sair dessa lama o mais rápido possível. Mas alguém sabe como??

Victor Hugo

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário