O Esporte Clube Bahia lançou na última sexta-feira o Projeto Mente Campeã, que visa iniciar um processo educativo contínuo sobre saúde metal do clube. O evento de lançamento aconteceu no CT Evaristo de Macedo e contou com a presença dos jogadores da base, que participaram de uma série de atividades, comandadas por Marisa Santiago, Rafael Garcia e Annie Kopanakis.
“Estamos muito felizes em poder lançar o Projeto Mente Campeã. Os atletas do Bahia precisam além da parte técnica e física, se dedicarem a saúde mental. Um trabalho em conjunto dos departamentos aqui do Bahia e com apoio do CFG. Temos o objetivo de normalizar o trabalho de saúde mental no nosso clube. Quebrar tabus e fazer com que todos entendam que terapia e cuidados mentais precisam estar no dia a dia de todos”, contou a Diretora de Performance e Saúde do clube, Natália Bittencourt.
O projeto, pioneiro no Esquadrão, tem três pilares, alinhados com o protocolo de saúde mental do Bahia e o City Football Group, que passam por palestras educativas periódicas para os atletas, triagem com questionários para identificar precocemente algum problema e informativos no CT com frases de acolhimento e suporte aos atletas.
O lançamento do Projeto Mente Campeã do Bahia teve foco inicialmente nos Pivetes de Aço, mas será ampliando e atenderá também as outras áreas do clube, como o futebol profissional e o futebol feminino. Os atletas participaram de atividades com temas diversos como, por exemplo, a saúde mental no futebol, sofrimentos socialmente estabelecidos no futebol, atividades lúdicas com o Projeto Tambores e Cores, formulários de saúde mental, etc.