O Esporte Clube Bahia entrou em campo nesta quinta-feira (20) defendendo uma invencibilidade de 11 jogos na temporada (9 deles pela Série A), mas ao mesmo tempo tentando derrubar um tabu incômodo de 12 anos sem vencer o Flamengo no Rio de Janeiro e vindo de 8 derrotas seguidas atuando na casa do adversário. O jogo também valia a liderança do Campeonato Brasileiro, se houvesse um vencedor.
Em jogo bastante disputado nos 90 minutos, o Bahia estava arrancando um empate precioso com o Flamengo, no Maracanã, mas acabou sofrendo um gol nos acréscimos do segundo tempo, perdendo por 2 a 1. Gerson e David Luiz marcaram para o time carioca, enquanto Everaldo anotou para o tricolor.
Com o revés, o Esquadrão caiu para a 5ª colocação, com 18 pontos, enquanto o Rubro-Negro Carioca assumiu a liderança, com 21 pontos.
O Bahia conseguiu controlar a posse de bola no Maracanã e impôs dificuldades ao Flamengo no meio-campo. Porém, no momento em que era superior em campo, acabou sofrendo o gol, com Gerson recebendo passe de Pedro e finalizando de fora da área. O Esquadrão não se abateu e conseguiu alcançar o empate com belo gol de Everaldo, recebendo passe de Jean Lucas e tocando na saída de Rossi. Depois, a melhor chance do jogo surgiu com Cebolinha, que finalizou para fora, mas a bola já havia tocado em seu braço.
No segundo tempo, o jogo ficou muito amarrado. O Flamengo tentou pressionar, mas não levou tanto perigo para a meta defendida por Marcos Felipe. Já o Bahia tentou apostar nos contra-ataques, mas faltou ser mais agressivo. Apenas após a entrada de Ademir, que o tricolor passou assustar. Já o time carioca pressionou nos minutos finais, e conseguiu a vitória aos 49 minutos, com David Luiz marcando de cabeça após cruzamento.
Agora o Esporte Clube Bahia terá dois jogos seguidos em Salvador. O Esquadrão volta a campo no próximo domingo (23), às 16h, para enfrentar o Cruzeiro, na Arena Fonte Nova, em duelo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Depois, no dia 26 (quarta), encara o Vasco, às 21h30, pela 12ª rodada.
Já o Flamengo tem pela frente o desesperado Fluminense, no domingo (23), às 16h, no Estádio do Maracanã, pela 10ª rodada do Brasileirão.
Jogos da 10ª rodada da Série A
Quarta-feira, 19 de junho
19h00 – Atlético-GO 1 x 2 Criciúma
19h00 – Botafogo 1 x 1 Athletico-PR
20h00 – São Paulo 0 x 1 Cuiabá
20h00 – Fortaleza 1 x 0 Grêmio
20h00 – Juventude 2 x 0 Vasco
21h30 – Internacional 1 x 0 Corinthians
21h30 – Cruzeiro 2 x 0 Fluminense
Quinta-feira, 20 de junho
18h30 – Vitória 4 x 2 Atlético-MG
20h00 – Flamengo 2 x 1 Bahia
21h30 – Palmeiras x RB Bragantino