Vitória 1899 pode zerar a freguesia histórica!

Vitória 1899 pode zerar a freguesia histórica!

"Mesmo sendo torcedor do Bahia, ouso defender a proposta do Vitória 1899"

Vitória 1899 pode zerar a freguesia histórica!

Texto publicado em 30/03/2009

Vejo em vários sites por aí torcedores do glorioso Esporte Clube Vitória com uma certa revolta diante da proposta do diretor de marketing Ricardo Azevedo acerca da mudança do nome do clube com a inclusão do ano de 1899 na manjada e cansada camiseta vermelha e preta. Aliás, time vermelho e preto no Brasil só perde para João, deve empatar com José e ganha de goleada de Maria.

Mesmo sendo torcedor do Bahia, ouso defender a proposta do Vitória 1899, porque reputo como inovadora, ainda que desconfie que faça parte de um golpe orquestrado, como sempre, na calada da noite para apagar o passado. Além disso, vale lembrar que o ano de 1899 registrou além da fundação do glorioso Club de Cricket Victoria outros fatos relevantes que marcaram a história e são lembrados até hoje.

Quem não se lembra da fundação clube carnavalesco Vassourinhas lá no Recife? Quem passa pela sede do clube verá em letras garrafais na fachada do prédio: “Vassourinha 1899 botando prá quebrar”. Por que eles podem e o Vitória não? Ainda que muitos afirmem que foi em 1889, garanto ter sido em 1899 que foi projetada a primeira cena de sexo não convencional no cinema francês.

Foi em 1899 o nascimento de Lillian Disney que, 18 anos depois, casou-se com Walt Disney, figura querida e conhecida no santuário de Canabrava. Não bastando todas essas relevâncias históricas, foi em 1899 que o avô de Edy Macedo fundou a igreja Filhos da Fé em Belém do Pará, que mais tarde viria a ser batizada de Igreja Universal do Reino de Deus. Observem que nem estou comentando que também em 1899 Joaquim Nabuco através de cartas tirou pulgas dos cachorros e colocou no bigode de Rui Barbosa.

Os fatos por si só já justificariam a mudança de nome, entretanto acrescento: O Ricardo Azevedo é um pacifista, conhecido pela torcida do Bahia como o Nelson Mandela branco da concórdia por defender abertamente através de ótimos artigos a presença tricolor no estádio do Barradão. Duvido, entretanto, que essa proposta fosse levada à frente sem antes do crivo celestial da dupla mãe Diná e Robério de Ogum, afinal todos sabemos: esse pessoal entre outras atividades esotéricas, são mestres em numerologia, tarô, runas e astrologia, e com certeza recomendaram a inclusão do numeral 1899, claro, sem o modelo 2009 proposto na consulta inicial

Vejo outro lado positivo que os torcedores do rival não estão levando em consideração. Com a criação de Vitória 1899 dar-se-á baixa na Junta Comercial e consequentemente na CBF ao antigo e hoje pré-finado Vitória Esporte Clube, e assim aproveitam o passamento do atual e ZERA as estatísticas que o acusam frontalmente de uma freguesia histórica dos rubro-negros quando confrontado com o Esporte Clube Bahia. Isto é o mesmo que tirar o nome do serviço de proteção ao crédito, sem pagar o débito que não são pequenos. Mas não me iludo, pode se mudar o nome, já o hábito da freguesia tenho dúvida.

Deixe seu comentário

Autor(a)

mm

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com