O que Jean tem e os outros da base do Bahia não tem?

Novamente voltando ao assunto “Jean”, um dos mais comentados e falados nesse início de temporada e que deve perdurar por toda a temporada e que foi tratado aqui pelo nosso amigo e tricolor Cangaceiro ainda ontem. Pediu paciência e depositou alguma confiança no amadurecimento do goleiro (veja aqui) Confesso que entendo o ponto de vista do amigo, trata-se de um jogador criado no clube e assim se pressupõe identificação e como conseqüência, maior comprometimento e por isto deve ser visto de modo especial. Beleza.

O que não concordo ( ou não entendo) é com o decreto lei da diretoria do Bahia: “Você será titular e para isto não iremos contratar nenhum outro goleiro”. Essa conversa de que vão contratar sem agonia não engana à todos, afinal, se o Bahia desejasse realmente contratar um goleiro, assim já teria feito. Fica a questão: O que Jean fez para merecer todo esse crédito e essa quase imposição. Por que outros que desapontaram no Bahia não tiveram esse privilégio?

Por que não ir à mesma filosofia e dizer que não contrataria nenhum outro lateral-esquerdo já que tem um menino promissor chamado Juninho Capixaba? Por que este garoto tem que disputar posição com duas outras contratações (Armero e W. Silva) e Jean não? No barato não é no mínimo curioso?

Se Jean voltar à falhar e novamente for sacado do time titular, quem vai assumir? Anderson (que foi contratado e sequer teve uma chance em 2016)? Não seria mais interessante e correto ter um outro goleiro que realmente faça sombra e dispute posição com Jean neste momento? Um que tenha reais condições de assumir a meta a qualquer momento em caso de uma precisão, além de ser uma motivação adicional para que se mantenha na condição de titular, atento e vigilante? Não ter sombra atrás ou na frente é condição imperiosa para Jean mostrar seu valor?

Repito: Qual o motivo dessa unânime escolha por Jean? Seriam os olhos bonitos, É arrimo de família, ou será é porque é filho de um funcionário do Bahia? Não se sabe, sabemos sim que é difícil entender essa lógica, ou onde reside esse embasamento para DECRETAR que o rapaz deve ser titular do Bahia mesmo que isto venha prejudicar o clube como já prejudicou quando nos tirou um título de extrema importância (Copa do Nordeste de 2015).

Capricho do presidente do clube? Por que OMAR, ( ou qualquer outro) que era tratado como grande goleiro, jamais contou com tanta proteção e condução indireta para a condição de titular? Teria as pernas finas? Ou não era um grande goleiro, isto sem entregar NADA. Passou longos três à quatro anos na reserva de Marcelo Lomba e quando teve sua chance, foi sacado por lesão e jamais voltou sendo dispensado sem nenhuma consideração. Omar também não foi revelado na base do Bahia? Será que faltou ao OMAR um pai no Bahia?

Jean é um grande goleiro? É! Está realmente preparado e amadurecido para ser titular do Bahia? Sim, está preparado. Então, por que não pode disputar a posição com outro GRANDE goleiro como acontece até nos clubes de menor tradição aumentando o leque de opção e segurança no gol do clube?

No barato, isto não é ligeiramente esquisito? Por que o Bahia contratou Gustavo para reserva de Hernane, se tem Mário? O que Jean tem e o Mário não têm? Uma medalha olímpica por ter figurado como suplente numa PRÉ-LISTA e sem sequer ter entrado em campo ou sentado no banco? Apenas um exemplo, como tantos outros que podem ser citados de atletas que não tiveram o mesmo privilégio, como Rômulo, Gustavo Blanco, Jacó que deixaram o clube ou os promissores Juninho Capixaba, Júnior Ramos, Sávio, Kaynan, ou até mesmo o goleador Geovane Itinga (que subiu e desceu sem ter uma única chance).

Impossível não perguntar: O que Jean fez, onde produziu, quando se destacou, quando encantou, para ser tratado de forma diferenciada os demais meninos da base?

Pelo contrário, Jean jamais se destacou na BASE, digo no Campeonato Sub-20, sempre foi um goleiro comum, não me recordo de ter conquistado títulos sendo ele destaque. Ah, foi para a Seleção de Categoria? Mas quem não foi? Caíque, revelação do Vitória, é o atual titular da Seleção de Base, contudo, no Leão é reserva imediato de Fernando Miguel e não se cogitou em momento algum o goleiro assumindo a camisa de titular.

Outro ponto destacável e inusitado que é preciso ser abordado. Nenhum dos três goleiros da atual Seleção Sub-20 (Caíque do Vitória, Lucas Perri do São Paulo e Cleiton do Atlético-MG) são titulares nos seus respectivos clubes, alguns nem sequer são reservas imediatos, apenas um terceiro reserva, casos de Lucas Perri no São Paulo e Cleiton no Galo. E até mesmo o jovem Daniel Fuzato do Palmeiras que recentemente figurou nas seleções de base com destaque e é a quarta opção no Palmeiras, atrás de Prass, Jaílson e Vinicius, MAS Jean pela convocação tem de ser goleiro titular do Bahia.?

Aqui na Bahia, o goleiro do Vitória, Gustavo, é o maior ganhador de títulos das categorias de base da Seleção Brasileira. Ganhou TUDO. Destacou-se em todas as convocações, no entanto, assim como Caíque, continua brigando por uma vaga no time titular no seu clube (se é se ainda está no Vitória). TINGA, este mesmo TINGA hoje no Bahia é um exemplo VIVO de jogador sofrível e horroroso dentro de campo, também já foi convocado para seleção de base, a mesma que JEAN freqüentou, e isto não lhe transformou em um grande jogador de jeito nenhum muitos menos titular do Bahia.

Portanto, como torcedor e GRAÇAS ADEUS ASSUMIDAMENTE “corneteiro” despachadamente corneteiro, estou aqui só observando os fatos para aplaudir quando merecido e para esculhambar e cornetar quando necessário.

Não fico no meio do caminho de jeito nenhum. Deixo isto para aqueles que acreditam que para ser Bahia de verdade é preciso renunciar o sagrado e bendito direito não tão somente de pensar como também se expressar, optando por se alinhar pura e simplesmente com todos e quaisquer ditames vindo da direção do clube, como fossem eles, soberanos e intocáveis, além de proprietários de todas as verdades
 


Dalmo Carrera – Torcedor do Bahia e participante do BLOG.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário