O Esporte Clube Bahia tenta encerrar a sequência de sete jogos sem vencer neste sábado (10) enfrentando o Cruzeiro, que também atravessa uma má fase, sem vencer há cinco jogos. A partida acontece às 18h30, na Arena Fonte Nova, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Para voltar a vencer, o Esquadrão se apega ao bom retrospecto recente atuando em Salvador em confrontos contra a Raposa.
A última derrota para o Cruzeiro na capital baiana foi há 9 anos, em 2014, quando perdeu por 2 a 1, pela 1ª rodada do Brasileirão, no Estádio do Mineirão. Anderson Talisca marcou para o Bahia, mas Nilton e Marcelo Moreno fizeram para a Raposa. De lá para cá, foram quatro jogos, o Esquadrão venceu dois e empatou outros dois.
Em 2017, pela 5ª rodada da Série A, o Tricolor venceu por 1 a 0 com gol marcado por Edigar Junio. Em 2018 e 2019, as equipes empataram por 0 a 0, também pela Série A. Já em 2022, agora pela 1ª rodada da Série B, o Bahia venceu por 2 a 0 com dois de Vitor Jacaré, que saiu do banco para anotar seus primeiros gols pelo tricolor.
Bahia e Cruzeiro já se enfrentaram 25 vezes em Salvador na história do confronto, e o tricolor baiano leva pequena vantagem, com 11 triunfos contra 9 dos mineiros. Tivemos também 5 empates. Já no histórico geral, em 55 confrontos, a Raposa tem enorme vantagem, com 30 vitórias, contra apenas 13 do Esquadrão, além de 12 empates. O último encontro foi pelo segundo turno da Série B de 2022, com o Cruzeiro vencendo por 1 a 0, com gol de Stênio, mesmo jogando com um jogador a menos.