O Esporte Clube Vitória estréia na Copa do Brasil nesta quarta-feira enfrentando o clube Luziânia na cidade do mesmo nome e ainda que sendo da cidade de Goiás, disputa o Campeonato de Brasília, aliás, foi campeã no ano passado e por isto é time integrante do brasileiro da Série D. O time estreou no ultimo Domingo no campeonato estadual empatando em casa empatando em 1 x 1 com o Paranoá.
A Copa do Brasil este ano contará com 94 clubes e tem sua final prevista apenas para 12 de outubro. Serão oito fases: cinco no primeiro semestre e três no segundo. As duas primeiras fases serão em jogos únicos, utilizando-se quatro datas, duas por fase. Os times classificados à Copa Libertadores entrarão nas oitavas de final (que a partir deste ano será a quinta fase), assim como os campeões da Série B, da Copa do Nordeste e da Copa Verde de 2016.
Jogo a principio parece ser fácil para o Vitória, especialmente no novo modelo da Copa do Brasil que na primeira fase, o time quem estiver em posição inferior no ranking nacional jogará em casa, mas a vantagem do empate será do visitante, no caso o Vitória.
No entanto, vale lembrar que no Domingo até por volta das 16h e alguns minutos, o Esporte Clube Vitória era o grande favorito para vencer o Botafogo-PB pela Copa do Nordeste, isto gastando a metade as calorias destinada para o duelo e acabou levando 4, como poderia ser 5 ou mais.
Outra lembrança que vem de Brasília na mesma competição aconteceu em 2006 quando o Bahia na época treinado por Charles Fabian ( creio) foi eliminado ainda na primeira fase pelo Ceilândia ( hoje vice-campeão de Brasília) que venceu o tricolor de aço em plena Fonte Nova pelo placar de 2 x 1, Copa do Brasil que ao seu final, foi vencida pelo Flamengo ao derrotar o Vasco no Maracanã por 3 x 0.