Essa semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol brasileiro para a temporada 2025, com a antecipação dos estaduais para o início de janeiro e do Brasileirão para o final de março, paralisando as competições entre junho e julho por conta do Super Mundial de Clubes da Fifa.
Mas o que chamou a atenção no calendário foi a ausência da Copa do Nordeste, principal torneio regional do país. Atendendo as federações, a CBF deu prioridade aos estaduais, que terão 16 datas. Até 2024, a CBF gerenciava a Copa do Nordeste devido a uma ação judicial, mas a obrigação se encerrou.
Com o calendário apertado, a Copa do Nordeste ficou apenas com três datas reservadas (22 de janeiro, e 5 e 12 de fevereiro), e deve ter seu formato alterado. Uma solução seria adotar o regulamento da Copa Verde, que é disputada toda em mata-mata. Assim, as três primeiras fases (incluindo as duas preliminares) seriam disputadas em jogos únicos, utilizando três datas.
A partir das quartas de final, os jogos passariam a ser em ida e volta, até a grande final. Desta forma, a Copa do Nordeste teria um total de nove datas reservadas, mas para isso, antes é preciso conversar com a CBF e as federações. A edição de 2025 terá Bahia e Vitória na fase de grupos, enquanto Barcelona de Ilhéus e Juazeirense disputarão a fase preliminar.
Clubes confirmados na Copa do Nordeste de 2025
Fase de grupos
Ceará
Fortaleza
Vitória
Bahia
Sport
Náutico
CRB
Sampaio Corrêa
América-RN
Sousa-PB
Confiança-SE
Altos-PI
Fase preliminar
Ferroviário-CE
Maracanã-CE
Juazeirense
Barcelona de Ilhéus
Santa Cruz
Retrô-PE
CSA
ASA-AL
Moto Club-MA
Maranhão-MA
ABC
Santa Cruz-RN
Botafogo-PB
Treze-PB
Sergipe
Fluminense-PI