Realmente a Copa do Nordeste tem três favoritos como foi destacado no texto do Fellipe Costa (veja aqui). Porém, nos dias atuais, vejo o Esporte Clube Bahia com ligeira vantagem. Defesa sem vazar, invicto em partidas oficiais e com um time que parece que irá encaixar com mais rapidez, pois dos três, penso que temos a melhor Comissão Técnica e um bom elenco também.
Os técnicos Daniel Paulista, do Sport, e Argel Fucks, do Vitória, bastante contestados e com partidas “uma no cravo, outra na ferradura”). Li, aqui no Blog, uns “ensaios estatísticos” (o Bahia com 56% de aproveitamento) que não traduz a realidade. Vale ressaltar que 2 empates (Jacuipense e Altos) obtidos, foram em “pastos” onde não se deve “praticar” futebol e o terceiro empate foi com o líder do Campeonato Cearense (venceu o clássico contra o Ceará no jogo anterior) jogando com um à menos.
Ou seja, no presente, não há dúvida que o Bahia está melhor preparado (ainda que ambos tem muito a evoluir). Comparando com nosso rival Vitória que está mais perto, temos uma dupla de zaga inquestionável, os laterais melhores que os deles, possuímos 4 volantes (com características diversas) que nada deve ao Willian Farias (melhor jogador deles nessa posição, já que Uilliam Correia acho abaixo) e daí resta meio de campo e ataque.
Cleiton Xavier joga muito, David sempre foi contestado pela própria torcida (fez uns golzinhos, tá de bem), Dátolo para mim é uma incógnita. Mas, sinceramente, responda aí. Você prefere o melhor futebol de Cajá ou o melhor futebol de Dátolo? Outra, você gostaria de ficar com o melhor futebol de Kieza/André Lima ou o melhor futebol de Hernane?
Só mais uma perguntinha. Pare e pense, o Bahia tem jogado com dois times distintos “literalmente”, do goleiro ao atacante. O Vitória tem condições de fazer dois times? Aliás, já tem um time inteiro? (visto que ainda está contratando). Daí, apesar de opinião de torcedor, não tenho dúvida que HOJE estamos melhores e mais preparados. Se ganharemos o Baianinho, não sei dizer, depende de Ednaldão. O Nordestão, penso sim, que somos um dos favoritos. E a Copa do Brasil, hein? Antes de jogarmos com o bom Sergipe, havia todo um clima temerário, fomos lá, jogo bastante difícil (diante das circunstâncias) e “brocamos”. Os “jabazeiros” e “simpatizantes” ficaram bastantes tristes.
Quanto ao Brasileirão, o futuro só a Deus pertence, mas aqui para nós (e diante do que foi exposto no texto do Fellipe Costa, que tem boa leitura do “traçado”), pelo caminhar da carruagem, veja que o próprio diretor galático, já ameaçou ir ao “mercado” novamente. Risos. Que gestão!!! Imagine se fosse o Bahia. Então, diante de todo o discernimento, quem está mais para favorito do Nordestão e “Ednaldão”? O “melhor” do Bahia ou o “melhor” do Vitória?
Flavio Andrade, torcedor do Bahia e colaborador do Futebol Baiano.