O Esporte Clube Vitória oficializou até o momento a contratação de mais de dois times titulares completos de um jogo oficial de futebol profissional. Ao todo, as 25 contratações tomaram conta do planejamento da diretoria rubro-negra. Contudo, cinco dos 13 gols marcados pelo Leão da Barra neste ano resultaram de atletas oriundos das categorias de base.
O último deles, por exemplo, aconteceu no primeiro triunfo do time na Série C do Campeonato Brasileiro 2022, diante do Manaus. O zagueiro Marcos Antônio, titular ao lado do volante Alan Santos, improvisado no sistema defensivo, foi o autor do tento no placar de 1 a 0.
Além do jovem defensor, de 21 anos, jogadores como o meio-campista Eduardo, duas vezes, o zagueiro Mateus Moraes e o atacante Alisson Santos também deixaram suas marcas.
O número de gols feitos por jovens atletas representam 38% do total de tentos marcados pelo elenco rubro-negro em 2022. Um desses tentos teve significado importante tal qual o de Marco.
No dia 3 de março de 2022, Mateus Moraes empatou a partida, que acabou em 1 a 1, com o Castanhal. Na ocasião, o Vitória avançou para a 3ª fase da Copa do Brasil.
A representatividade das divisões de base tem sido assídua, como aconteceu na estreia do técnico Fabiano Soares. Dos 11 jogadores titulares, cinco surgiram na Toca do Leão: Alisson Santos, Léo Gomes, Gabriel Santiago, Marco Antônio e Lucas Arcanjo.