Virou rotina: Bahia volta a perder para o Ceará e cai para o 8º lugar na Série A

Bahia volta a campo no próximo sábado contra o Palmeiras

Foto: Kid Júnior/SVM

Menos de 20 dias após a final da Copa do Nordeste, Bahia e Ceará se reencontraram na noite deste domingo (23), na Arena Castelão, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, em uma espécie de jogo da revanche. Os times entraram em campo em momentos distintos, com o Esquadrão invicto com dois triunfos e um empate, ocupando a parte alta da tabela, e o Vozão com um empate e três derrotas, amargando a lanterna depois da vitória do Coritiba. No entanto, nada disso entrou em campo e o Ceará NOVAMENTE levou a melhor sobre o Bahia, vencendo por 2 a 0, NOVAMENTE com gols de Cléber e Mateus Gonçalves, aumentando a freguesia agora para seis jogos sem perder para o tricolor, aliás, algo que já virou rotina nos confrontos entre as duas equipes, seja qual for a competição.

 

Com a primeira vitória no Brasileirão, o técnico Guto Ferreira ganha um respiro para os próximos jogos do Ceará que segue no Z-4, mas deixa a lanterna e com 4 pontos retorna ao 19º lugar. O Bahia, por sua vez, perde a primeira partida no Campeonato Brasileiro e, além de deixar o G-4, desce a ladeira na tabela, perdendo quatro posições e ocupando agora o 8º lugar com 7 pontos, sendo ultrapassado por Palmeiras, São Paulo, Santos e Fluminense.

O Bahia começou a partida tomando a iniciativa, e criou as primeiras chances, porém, aos 11 minutos, Vinícius cobrou escanteio, Gabriel Lacerda desviou e Cléber (novamente ele) subiu sozinho para abrir o placar. Terceiro gol sofrido pelo Esquadrão no campeonato, o terceiro em bola aérea, uma deficiência crônica do time de Roger Machado. Foi o terceiro gol de Cléber contra o Bahia nos últimos três jogos, se tornando um carrasco do tricolor. No segundo tempo, o Bahia voltou melhor e pressionou os donos da casa, porém, com a entrada de Rafael Sobis, a equipe cearense que estava com dificuldades, foi ao ataque e aumentou com Mateus Gonçalves passando como quis pela defesa e driblando até o goleiro Anderson.

Após os dois jogos fora de casa (somando apenas um ponto contra o São Paulo), o Esporte Clube Bahia volta a jogar em Salvador no próximo sábado (29), contra o Palmeiras, às 19h, no Estádio Metropolitano de Pituaçu. O Esquadrão terá uma sequência com quatro pedreiras, mas três delas atuando em casa: Palmeiras (C), Flamengo (C), Internacional (F) e Grêmio (C). O Verdão, próximo adversário, está invicto na competição, com dois empates e duas vitórias, e ocupando o quarto lugar, com 8 pontos.

Já o Ceará tem decisão na quarta-feira (26), contra o Vitória, às 21h30, no Estádio do Barradão, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Nos primeiros 90 minutos, disputados dias antes da paralisação do futebol, o Vozão levou a melhor vencendo por 1 a 0 na Arena Castelão. O time de Guto Ferreira só volta a campo pela Série A no domingo (30), contra o Atlético-GO, às 18h, em Goiânia.

FICHA TÉCNICA
Ceará 2 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro – 5ª rodada
Local: Castelão, em Fortaleza
Data e Horário: 23/08/2020 (domingo), 20h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ)
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Thiago Rosa de Oliveira (ambos do RJ)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ), auxiliado por Christiano Gayo Nascimento (DF) e Diogo Carvalho Silva (RJ).
GOL: Cléber, aos 11 minutos do 1º tempo, e Mateus Gonçalves, aos 29 minutos do 2º tempo.

Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier, Gabriel Lacerda, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; William Oliveira (Fabinho), Charles (Ricardinho) e Vinícius (Wescley); Fernando Sobral, Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves) e Cléber (Rafael Sobis). Técnico: Guto Ferreira.

Bahia: Anderson; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Zeca; Gregore (Daniel), Ronaldo e Rodriguinho (Alesson); Élber (Clayson), Rossi (Saldanha) e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário