Depois de disputar liderança e figurar por várias rodadas no G-4 no primeiro turno, o Esporte Clube Bahia segue em queda livre no returno do Campeonato Brasileiro. No último sábado, o Esquadrão foi “amassado” pelo Juventude no Alfredo Jaconi. A derrota por 2 a 1 ficou de bom tamanho pelas inúmeras chances criadas pelo time gaúcho, que colocou três bolas na trave e deu muito trabalho ao goleiro Marcos Felipe.
O Bahia saiu na frente logo cedo, com Cauly, após jogadaça de Lucho Rodríguez, mas depois recuou e levou um sufoco daqueles. O Juventude conseguiu virar com dois golaços de cobertura. Com a derrota, o Tricolor caiu para o 8º lugar, com 46 pontos, sendo superado pelo Cruzeiro, que tem 47. Além disso, viu o Corinthians se aproximar e começar a sonhar também com a vaga no G-7.
Com o título do Flamengo na Copa do Brasil, o G-6 virou G-7, mas também pode virar um G-8 caso o Botafogo seja campeão da Libertadores, ou até mesmo um G-9 caso o Cruzeiro seja campeão da Sul-Americana, considerando o cenário atual da classificação.
Considerando a Série A já com o G-7, o Bahia aparece com 40.7% de chances de vaga na Libertadores, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG. Já o Cruzeiro tem 32.9%, mesmo estando na frente do Tricolor. Em seguida, aparecem Atlético-MG, com 10.7%, Vasco, com 7.9%, e Corinthians, com 6.1%. Botafogo, Flamengo, Fortaleza, Palmeiras, Internacional e São Paulo já estão garantidos.
PROBABILIDADE DE LIBERTADORES
BOTAFOGO – 100%
FLAMENGO – 100%
FORTALEZA – 100%
PALMEIRAS – 100%
INTERNACIONAL – 100%
SÃO PAULO – 99.99%
BAHIA – 40.7%
CRUZEIRO – 32.9%
ATLÉTICO-MG – 10.7%
VASCO – 7.9%
CORINTHIANS – 6.1%