Neste dia 8 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino, e para celebrar a data, o site Globo Esporte fez um levantamento dos Estados que mais exportam jogadores para as Séries A e B do Brasileirão. Dos 1.356 jogadores que atuam nos 40 principais clubes do futebol brasileiro, 239 são nordestinos, ou seja, 17,6%.
O portal conta os atletas que estão disponíveis no elenco e que disputaram ao menos uma partida pelo atual clube. Do número total de 239, noventa e oito vêm das capitas nordestinas. Os outros 141 são do interior ou de cidades alocadas nas regiões metropolitanas.
Destaque para a Bahia, que é o Estado que mais exporta jogadores para as Séries A e B do Campeonato Brasileiro (90 jogadores). Pernambuco vem em seguida, com 34 jogadores, enquanto o Ceará aparece em terceiro com 25 atletas.
O Bahia é o clube com mais nordestinos atuando: 21 ao todo. No time titular, podemos destacar o meia Cauly, natural de Porto Seguro (BA), o centroavante Thaciano, de Campina Grande (PB) e o lateral-esquerdo Luciano Juba, de Serra Talhada (PE).
Estados que mais “exportam” atletas para as Séries A e B
Bahia, com 90 jogadores
Pernambuco, com 34 jogadores
Ceará, com 25 jogadores
Paraíba, com 19 jogadores
Rio Grande do Norte e Maranhão, com 18 jogadores
Alagoas, com 17 jogadores
Sergipe, com 11 jogadores
Piauí, com sete jogadores
- Atacante do Bahia celebra 1º gol pela Seleção no Sul-Americana Sub-16
- Volante emprestado ao Vitória entra na mira do Santos para 2025
- A pedido de Roger Machado, Inter vai tentar contratar volante do Bahia
- Com Acevedo e Biel, Bahia segue preparação para enfrentar o Cruzeiro
- Apesar da pressão, Bahia não cogita demissão de Ceni, afirma Nicola