Com passagem rápida pelo Esporte Clube Bahia, o atacante Oscar Estupiñán foi vendido pelo Hull City, da Inglaterra, para o Juárez FC, do México. De acordo com a imprensa local, o clube mexicano pagará 1,2 milhão de euros (aproximadamente R$ 7,5 milhões), valor bem inferior ao que o Bahia teria que pagar para ficar com o centroavante. Ele assina por três anos.
Pelo Bahia, o colombiano disputou 21 jogos em cinco meses, marcou 8 gols e contribuiu com 1 assistência. Para ficar com o atacante em definitivo, o Esquadrão precisaria pagar 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões). A cúpula tricolor considerou o valor alto e decidiu não adquirir o jogador. De volta ao Hull City, Estupiñán fez apenas três jogos.
Nascido em Santiago de Cali, na Colômbia, Oscar Eduardo Estupiñán Vallesilla foi revelado pelo Once Caldas-COL, onde atuou 69 jogos e marcou 19 gols antes de ser negociado com o Vitória de Guimarães, de Portugal. Em 41 jogos pelo time português, balançou as redes 13 vezes e deu 5 assistências. Em 2019-2020, foi emprestado para Barcelona de Guayaquil (11 jogos e 5 gols) e Denizlispor, da Turquia (32 jogos e 12 gols).
Retornou ao Vitória de Guimarães em 2021, disputando mais duas temporadas, com 57 partidas, 25 gols e 4 assistências, sendo negociado com o Hull City, da Inglaterra. No time inglês, foram 42 atuações, com 14 gols e 1 assistência. Em outubro de 2023, foi emprestado ao Metz, da França, onde fez apenas 6 partidas e não marcou gol, antes de chegar ao Bahia.