Fábio Mota presenteia David Luiz com camisa do Vitória no Barradão

O jogador deixou a Toca do Leão em fevereiro de 2007, há 17 anos, rumo ao Benfica, após se destacar na equipe baiana.

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

Cria das divisões de base do Esporte Clube Vitória, o zagueiro David Luiz retornou ao Estádio Manoel Barradas após 17 anos. Nesta quarta-feira, antes da partida entre Vitória e Flamengo, pela 19ª rodada da Série A, o defensor recebeu uma camisa do clube com o número 23 das mãos do presidente Fábio Mota. O jogador deixou a Toca do Leão em fevereiro de 2007, há 17 anos, rumo ao Benfica, após se destacar na equipe baiana.

Natural de Diadema (SP), David Luiz Moreira Marinho surgiu no Vitória, onde se profissionalizou e foi campeão baiano em 2005. Após 55 jogos pelo Leão, foi negociado com o Benfica em 2007. Em Portugal, não demorou para cair nas graças da torcida. Virou ídolo e foi vendido ao Chelsea em 2011, onde atuou até 2014. Teve uma passagem pelo Paris Saint-Germain e retornou ao Chelsea em 2016.

Em 2019, o defensor acertou com o Arsenal, disputando duas temporadas. O retorno ao futebol brasileiro aconteceu em 2021, contratado pelo Flamengo. Foram 96 jogos em dois anos e meio no clube carioca, com um gol e duas assistências, sendo campeão da Copa do Brasil e da Libertadores em 2022.

David Luiz foi campeão da Copa das Confederações em 2023 com a Seleção Brasileira e foi titular na Copa do Mundo de 2014, naquele fatídico 7 a 1 contra a Alemanha no Mineirão. O defensor foi campeão em todos os clubes onde passou, mas foi no Chelsea onde conquistou seu maior título, a Liga dos Campeões de 2011/12.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário