Depois da Confederação Brasileira de Futebol reconhecer o Torneio dos Campeões de 1937 como o primeiro Campeonato Brasileiro da história, Sport, Ceará e Fortaleza apresentaram em fevereiro uma petição conjunta à entidade buscando o reconhecimento do torneio Torneio Norte/Nordeste como título nacional. O reconhecimento do título nacional do Galo faz com que os três nordestinos fiquem otimistas.
Apesar da CBF ainda ter dado uma resposta ao clubes, o Sport se antecipou e na tarde desta terça-feira, atualizou a seção de títulos no site oficial do clube, adicionando o Torneio Norte/Nordeste, de 1968, como Campeonato Brasileiro. Com isso, o Leão da Ilha agora coloca o torneio de 1968 ao lado do Campeonato Brasileiro de 1987 e da Copa do Brasil 2008.
O Sport trata a competição como “Brasileirão do Norte” (termo utilizado à época da competição), disputado por equipes das regiões Norte e Nordeste. O torneio aconteceu entre 1968 e 1970 e foi organizado pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade precursora da CBF. O Sport foi o campeão do Torneio Norte/Nordeste de 1968, vencendo o Remo, enquanto o Ceará levou o título em 1968, também diante do Remo, e o Fortaleza, derrotando o Sport, venceu o quadrangular de 1970.
Confira o texto do site oficial do Sport na íntegra:
“O Brasileirão do Norte foi dividido em dois torneios regionais, o Nordeste e o Norte. No primeiro torneio, o Sport liderou seu grupo e classificou-se para o quadrangular decisivo da chave, garantindo o título regional e a vaga para final contra o campeão do Norte após vencer o Clássico das Multidões na Ilha do Retiro por 4 x 1, no dia 22 de dezembro de 1968. Na final do Brasileirão do Norte, duas vitórias sobre o Remo. Na primeira partida, no dia 23 de fevereiro de 1969, triunfo por 3 x 1. Na Ilha, no dia 2 de março, mais uma vitória, desta vez por 2 x 1, com dois gols de Zezinho. O Sport Club do Recife sagrou-se campeão brasileiro do eixo Norte do Brasil e partia para disputar o título do Torneio dos Campeões da CBD contra os campeões brasileiros do eixo Centro (Grêmio Maringá/PR), do eixo Sul (Santos) e o campeão nacional da Taça Brasil (Botafogo). O time titular na grande decisão: Miltão; Baixa, Gilson, Bibiu e Valter; Altair, Dema, Zezinho e Tonel; Soares e Fernando Lima. Técnico: Astrogildo Neri.
Em 2024, o Sport, ao lado de Fortaleza, Ceará, FPF e FCF formaram uma comissão para solicitar junto a CBF a unificação desse título ao Campeonato Brasileiro.”