No domingo (21), Vitória e Bahia vão se enfrentar pela quinta vez no ano, mas agora pelo Campeonato Brasileiro da Série A. A partida está marcada para 16h no Estádio Manoel Barradas, pela 3ª rodada da competição. O último clássico Ba-Vi disputado na primeira divisão aconteceu em 11 de novembro de 2018, pela 33ª rodada da competição, e terminou empatado por 2 a 2 diante de 21 mil torcedores no Barradão.
O Vitória saiu na frente com o atacante Léo Ceará logo aos 8 minutos, mas aos 39, o volante Nilton empatou para o Bahia. No segundo tempo, Léo Ceará colocou novamente o Leão na frente, mas o meia Eric Ramires decretou o empate. Desde então, os rivais duelaram apenas por Baianão e Copa do Nordeste.
O Vitória, treinado por João Burse, jogou aquela partida com: Ronaldo; Jeferson, Lucas Ribeiro, Ramon e Marcelo Benítez (Fabiano); Willian Farias, Léo Gomes e Arouca (Yago Felipe); Erick (Neilton), Lucas Fernandes e Léo Ceará.
Já o Bahia, comandado por Enderson Moreira, entrou em campo com: Douglas; Nino Paraíba (Bruno), Lucas Fonseca, Douglas Grolli e Léo; Gregore, Nilton, Eric Ramires e Zé Rafael (Flávio); Élber e Júnior Brumado (Edigar Junio).
Naquela edição da Série A, o Vitória acabou rebaixado, terminando na penúltima colocação, com 37 pontos, enquanto o Bahia ficou em 11º, com 48 pontos. Em 2019 e 2020, o Esquadrão disputou a Série A, caiu em 2021, mas voltou em 2022, permanecendo em 2023. O Leão, por sua vez, ficou na Série B em 2019 e 2020, caindo para a Série C em 2021, mas voltou para a B de forma heroica em 2022, e em 2023 conquistou o título da Série B, retornando à elite.
Em 2024, até aqui, o Vitória tem levado vantagem no Ba-Vi dentro de casa. Venceu os dois por 3 a 2 de virada, um na primeira fase do Campeonato Baiano e outro pelo jogo de ida da final. Os outros dois Ba-Vis foram na Arena Fonte Nova. Pela primeira fase da Copa do Nordeste, derrota do Leão por 2 a 1 de virada. Na partida de volta da final do Baiano, empate por 1 a 1, que garantiu o título baiano.