Em clima de revanche, Bahia reencontra Vitória no segundo Ba-Vi do ano

No primeiro clássico Ba-Vi da temporada, disputado no dia 18 de fevereiro, o Vitória venceu.

Foto: Tiago Caldas/ECB

Classificados para a final do Campeonato Baiano, Bahia e Vitória se reencontram nesta quarta-feira (20), agora pela Copa do Nordeste. O duelo, pela 6ª rodada do torneio regional, está marcado para 21h30, na Arena Fonte Nova. O Esquadrão lidera o Grupo B, com 12 pontos, quatro a mais que o vice-líder (Fortaleza). Se vencer, o Tricolor carimba a classificação e também pode confirmar a liderança. Já o Leão ocupa o 3º lugar no Grupo A, com 8 pontos, dois abaixo do líder Sport.

 

Pelo lado tricolor, o clima é de revanche. No primeiro clássico Ba-Vi da temporada, disputado no dia 18 de fevereiro, o Vitória quebrou um tabu de 7 anos sem vencer o Bahia em jogos do Campeonato Baiano, ao derrotar o rival por 3 a 2, no Estádio Manoel Barradas, com gols de Osvaldo (2x) e Alerrandro. Thaciano e Everton Ribeiro marcaram para o Esquadrão. Desta vez, no segundo Ba-Vi de 2024, é o Tricolor quem tem um tabu para tentar derrubar.

O Bahia não vence o Vitória pela Copa do Nordeste desde 2017, quando aplicou 2 a 0 na Arena Fonte Nova, pelo segundo jogo da semifinal, com gols de Allione e Régis, e garantiu a classificação para a final, terminando a competição com a conquista do tricampeonato do Nordeste em cima do Sport Recife.

Após aquele jogo de 2017, Bahia e Vitória se enfrentaram quatro vezes pela Copa do Nordeste, com duas vitórias do Leão e dois empates. Todas as partidas foram pela fase de grupos. Em 2020, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0 na Arena Fonte Nova, com gols de Thiago Carleto e Vico. Já em 2021, levou a melhor no Barradão vencendo por 1 a 0 com gol do atacante Samuel. O último Ba-Vi pelo Nordestão foi disputado em março de 2023 e terminou empatado por 1 a 1. Osvaldo abriu o placar para o Leão, mas Vitor Jacaré igualou para o Tricolor.

Quem apita o Ba-Vi é o árbitro pernambucano Rodrigo José Pereira de Lima, que pertence ao quadro de arbitragem da FIFA. Ele terá como assistentes Clovis Amaral da Silva e Karla Renata Cavalcanti de Santana, ambos também de Pernambuco. O quarto árbitro será o baiano Bruno Pereira Vasconcelos. José Alexandre Barbosa Lima, do Rio de Janeiro, ficará como assessor, enquanto o baiano Ademilton Piedade Carige assume a função de analista de campo.

JOGOS DA 6ª RODADA DO NORDESTÃO:

QUARTA, 20/03
19h00 – CRB x Juazeirense
19h00 – América-RN x ABC
19h00 – River x Altos
21h30 – Fortaleza x Ceará
21h30 – Sport x Náutico
21h30 – Bahia x Vitória

QUINTA, 21/03
19h00 – Treze x Botafogo-PB
19h00 – Itabaiana x Maranhão

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário