Após o triunfo na Copa do Nordeste, diante do CRB, por 1 a 0, no Estádio Rei Pelé, o Esporte Clube Bahia agora volta o seu foco para o Campeonato Baiano. Neste domingo (03), o Esquadrão de Aço recebe a visita do Jacuipense, na Arena Fonte Nova, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano, que irá definir os duelos das semifinais e os dois rebaixados.
O Esquadrão lidera a competição estadual com 16 pontos, levando vantagem no saldo de gols em relação a Vitória e Barcelona de Ilhéus. Com 13 gols de saldo (contra 7 do maior rival), o Tricolor deve confirmar a liderança com um triunfo simples. Já o Leão do Sisal é o sétimo colocado, com 9 pontos, e não tem mais chance de classificação ou rebaixamento, portanto, joga apenas para cumprir tabela.
No ano passado, Bahia e Jacuipense se enfrentaram quatro vezes, três pelo Baianão e uma pela Copa do Brasil. Na primeira fase do torneio nacional, o Esquadrão goleou por 4 a 1 em Pituaçu e se classificou. Na fase inicial do Estadual, venceu por 1 a 0 no Estádio Eliel Martins.
As equipes também se encontraram nas finais do Campeonato Baiano. Após um empate por 1 a 1 no interior, o Bahia venceu por 3 a 0 na Fonte Nova e sagrou-se campeão pela 50ª vez. Além disso, o Tricolor não perde para o Leão de Sisal desde 2019, quando tomou 1 a 0 na Arena Valfredão. Depois disso, foram nove jogos, com seis triunfos e três empates.
Quem apita o duelo entre Bahia e Jacuipense é o árbitro Bruno Nogueira Prado, de Vitória da Conquista. Ele terá como assistentes Daniella Coutinho Pinto, de Feira de Santana, e Edevan de Oliveira Pereira, de Itambé. O quarto árbitro será José Lourenço Assis dos Santos Conceição, de Maragogipe.
JOGOS DA 9ª RODADA DO BAIANÃO
Jacobina x Jequié (José Rocha)
Bahia de Feira x Juazeirense (Arena Cajueiro)
Bahia x Jacuipense (Fonte Nova)
Atlético de Alagoinhas x Barcelona de Ilhéus (Carneirão)
Itabuna x Vitória (Mário Pessoa)