Após encerrar o ano de 2023 com a conquista do título da Série B e o acesso à elite do futebol nacional, o Esporte Clube Vitória inicia sua caminhada na temporada 2024 enfrentando o Jacuipense, às 19h15, no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, pela primeira rodada do Campeonato Baiano.
A principal meta do Leão no Campeonato Baiano é chegar na final e voltar a levantar a taça, mas para isso precisará quebrar o jejum de cinco anos seguidos sem conseguir avançar da primeira fase. A última vez que chegou no mata-mata, o Leão perdeu o título para o arquirrival Bahia em 2018. O último título estadual do Rubro-Negro foi em 2017, quando bateu na decisão o Bahia.
Para a temporada, o Vitória contratou 14 reforços, e dez deles já estão regularizados: os goleiros Muriel e Alexandre Fintelman, o zagueiro colombiano Cristian Zapata, os laterais-esquerdos Patric Calmon e Lucas Esteves, o lateral-direito paraguaio Raul Cáceres, os volantes Caio Vinicius e Willian Oliveira, os atacantes Caio Dantas e Erick Castillo. O clube também contratou o goleiro Maycon Cleiton, o meia Luan (campeão da Libertadores pelo Grêmio e Rei da América), e os atacantes Everaldo e Alerrandro.
O Campeonato Baiano começou no último domingo, com dois jogos, destaque para o Bahia de Feira, que goleou o Jacobina, pelo placar de 6 a 1, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Já o Atlético de Alagoinhas venceu o Itabuna de virada, por 2 a 1, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.
JOGOS DA 1ª RODADA DO BAIANÃO
DOMINGO, 14/01
16h00 – Bahia de Feira 6 x 1 Jacobina (Arena Cajueiro)
18h30 – Itabuna 1 x 2 Atlético de Alagoinhas (Mário Pessoa)
QUARTA, 17/01
17h00 – Barcelona de Ilhéus x Juazeirense (Mário Pessoa)
19h15 – Jacuipense x Vitória (Valfredão)
21h30 – Bahia x Jequié (Fonte Nova)