MP-BA recomenda, e Ba-Vi segue com torcida única em 2024

a decisão foi tomada após reunião entre representantes dos clubes, FBF e Polícia Militar.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Os clássicos Ba-Vis seguirão sendo disputados por torcida única na temporada 2024. A recomendação foi feita pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) em ofício enviado para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Bahiana de Futebol (FBF) na última segunda-feira. Bahia e Vitória vão se enfrentar pelo Baianão, Copa do Nordeste e Série A.

 

De acordo com o Ministério Público, a decisão foi tomada após reunião entre representantes dos clubes, FBF e Polícia Militar. Ainda segundo o MP-BA todos os envolvidos defenderam que a medida, que acontece desde 2017, continuasse. Porém, vale lembrar que o presidente do Vitória, Fábio Mota, declarou recentemente ser a favor do retorno da torcida mista.

Veja nota divulgada pelo Ministério Público da Bahia:

“O Ministério Público estadual recomendou nesta segunda-feira, dia 18, que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Bahiana de Futebol (FBF) mantenham a torcida única nos jogos entre os times do Bahia e do Vitória em 2024. A recomendação foi emitida pela promotora de Justiça do Consumidor Thelma Leal, após a manutenção da medida ter sido defendida por representantes da FBF, dos dois clubes e da Polícia Militar durante reunião realizada em novembro último. Mais informações sobre a recomendação serão fornecidas durante coletiva de imprensa virtual que será realizada ainda hoje, em horário e link que serão informados aos profissionais de imprensa via grupos de transmissão da Instituição.

Segundo o documento, a torcida única é uma das medidas de segurança que têm sido adotadas no país para reduzir conflitos entre torcedores dentro e no entorno dos estádios durante a realização de grandes clássicos, como é o caso do Bavi. A recomendação aponta que, em 2023, houve significativo número de relatos e registros de violência durante as partidas, inclusive de vandalismo, com prisão de torcedores e apreensão de pedaços de madeira, soqueiras, fogos de artifício, facas, máquinas de choque elétrico, entre outros instrumentos utilizados como armas para atos violentos.”

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário