Nesta sexta-feira (22), a Copa do Mundo de Clubes da FIFA conhecerá um campeão inédito. O Manchester City, que levantou a taça da Champions League pela primeira vez, vai enfrentar o Fluminense, que conquistou pela primeira vez o título da Copa Libertadores. A grande final começa às 15h, no King Abdullah Sports City, na Arábia Saudita.
O Manchester City não vive o seu melhor momento, e entrou em campo na última terça-feira (19) pela semifinal do Mundial de Clube da Fifa, desfalcado de Haaland, De Bruyne e Doku (lesionados), mas venceu sem muita dificuldade o Urawa Reds, do Japão, pelo placar de 3 a 0. Os gols foram marcados por Höibraaten (contra), Kovacic e Bernardo Silva. Já o Fluminense avançou à final na segunda-feira ao vencer o Al Ahly pelo placar de 2 a 0, com gols de Jhon Arias (pênalti) e John Kennedy.
O último brasileiro (e sul-americano) campeão mundial foi o Corinthians, na edição de 2012. O clube paulista eliminou na semifinal o Al-Ahly vencendo por 1 a 0, e na final desbancou o Chelsea derrotando por 1 a 0 com gol do atacante peruano Paolo Guerrero, no Estádio Internacional de Yokohama, Yokohama.
A Copa do Mundo de Clubes está na sua 20ª edição. A competição, realizada anualmente pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), reúne os campeões continentais e o campeão do país anfitrião. A competição é disputada entre clubes campeões de todas as seis confederações continentais: CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia), OFC (Oceania) e o representante do país-sede (o campeão do campeonato nacional do país organizador).