Mais um partido aciona o STF pedindo o retorno de Ednaldo à CBF

O PCdoB classifica o afastamento de Ednaldo como interferência judicial indevida.

Foto - Lucas Figueiredo/CBF

Mais um partido político entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar recolocar Ednaldo Rodrigues na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Depois do Partido Social Democrático (PSD), agora foi a vez do PCdoB, que entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pedindo o retorno do gestor baiano ao comando da entidade. A informação foi divulgada pelo site Metrópoles.

 

O PCdoB classifica o afastamento de Ednaldo como interferência judicial indevida. O partido alega que houve violação à Constituição na decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que anulou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a CBF e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) com regras eleitorais na confederação.

“Não se imagina que o Judiciário possa excluir um padre de uma igreja, a menos que haja um motivo convincente para isso. Da mesma forma, interferir na política interna de uma entidade, sem uma forte razão, pode levar ao enfraquecimento de toda a autonomia esportiva e de políticas públicas vinculadas ao esporte regulado pela entidade desportiva”, diz um trecho do documento do PCdoB.

Ednaldo estava na presidência da CBF desde agosto de 2021, quando Rogério Caboclo foi afastado após denúncias de assédio. A ação que tirou Ednaldo está sendo promovida pelos ex-presidentes Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero. Eles saíram da liderança da instituição após serem acusados de corrupção.

Com o afastamento de Ednaldo, a Fifa e a Conmebol enviaram uma carta à CBF pedindo que a confederação não faça eleição antes que uma comitiva das entidades visite à confederação em janeiro. Além disso, alegaram que não reconhecem o interventor José Perdiz como pessoa responsável pela CBF.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário