O Corinthians chegou a um acordo com o Cuiabá e acertou a compra do volante Raniele, de 26 anos, que já passou por Bahia e Jacuipense no futebol baiano. Para adquirir 60% dos direitos econômicos do atleta, o clube paulista vai desembolsar 2,5 milhões de euros (R$ 13,4 milhões). Os 40% restantes ficarão com o clube mato-grossense. Ele vai assinar contrato de cinco anos com o Timão.
Raniele é o primeiro reforço do Corinthians sob a gestão de Augusto Melo, que foi eleito presidente do clube para o próximo triênio. Em entrevista à ESPN, o gestor confirmou que a contratação está encaminhada, mas mantém cautela para o anúncio. “Raniele está bem encaminhado. Excelente jogador, estamos monitorando, é um pedido da comissão. Se Deus quiser em breve anunciaremos”, disse Augusto Melo.
Natural da cidade de Baixa Grande (BA), Raniele Almeida Melo foi revelado pelo Fernandópolis-SP e acumula passagens por clubes como Ferroviária, Taubaté, Penapolense e Portuguesa, antes de chegar ao Jacuipense, em 2020, quando disputou 17 jogos e marcou um gol. Após encerrar a Série C pelo Leão do Sisal, acertou com o Botafogo-SP, atuando 11 jogos na Série B.
Em fevereiro de 2021, Raniele foi emprestado pelo Jacuipense ao Bahia, inicialmente para reforçar o time de transição. Fez 8 jogos e marcou 3 gols no Brasileiro de Aspirantes, sendo promovido ao elenco principal. Ao todo, disputou 29 jogos na temporada (8 pelo Baiano, 2 pela Copa do Nordeste, 8 pelo Brasileiro de Aspirantes e 11 pelo Brasileirão). Não foi adquirido pelo Bahia, e após deixar o clube, passou pelo Avaí, antes de chegar ao Cuiabá.