Após conquistar o título do Campeonato Brasileiro da Série B, a primeira conquista nacional da história do clube, o Esporte Clube Vitória viveu um dilema sobre a colocação ou não da estrela acima do escudo, porém, no último sábado, o dilema foi encerrado com a aprovação de 87% dos sócios-torcedores após enquete realizada pelo clube. Com isso, o Leão vai colocar a estrela dourada na camisa para homenagear a conquista.
Um levantamento feito pelo Globo Esporte aponta que quase metade dos campeões da Série B decidiram pela colocação da estreia na camisa. O Vitória é o 34º clube diferente a ser campeão da Segunda Divisão. Dos 33 vencedores anteriores, 16 adicionaram uma estrela ao escudo. Com isso, o Vitória será o 17º a adotar a estrela. Sete clubes passaram a exibir uma estrela dourada, outros sete usaram a cor prata, um deles recorreu ao verde, e mais um ao preto.
O Fortaleza, campeão de 2018, foi o mais recente a adotar a estrela na camisa, na cor dourada, em referência ao seu primeiro título nacional. O Sport, campeão em 1990, decidiu colocar uma estrela de prata no meio de outras duas estrelas douradas referentes as conquistas do Brasileirão de 1987 e a Copa do Brasil de 2008.
Goiás e América-MG já chegaram a exibir a estrela na camisa, mas decidiram retirar. Diferente de outros países, no futebol brasileiro não existe uma regulamentação para o uso de estrelas. Com isso, fica a critério de cada clube a decisão de colocar estrela ou não, e qual cor utilizar.
Clubes que usam estrela para simbolizar um título de Série B:
Campo Grande-RJ: estrela dourada
Criciúma: estrela dourada
Fortaleza: estrela dourada
Gama: estrela dourada
Joinville: estrela dourada
Sampaio Corrêa: estrela dourada
Uberlândia: estrela dourada
Atlético-GO: estrela de prata
Guarani: estrela de prata
Juventude: estrela de prata
Londrina: estrela de prata
Paraná: estrela de prata
Paysandu: estrela de prata
Sport: estrela de prata
Villa Nova-MG: estrela verde
Inter de Limeira-SP: estrela preta