Vitória é o 4º clube nordestino a conquistar o título da Série B

O primeiro clube nordestino campeão da Série B foi o Sampaio Corrêa.

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

O Esporte Clube Vitória se tornou o quarto clube nordestino a conquistar o Campeonato Brasileiro da Série B, que foi iniciada oficialmente em 1971, porém, com maior regularidade apenas a partir da década de 80. A competição já teve inúmeros formatos, incluindo fases eliminatórias e pontos corridos. Sete clubes já foram campeões da Segundona mais de uma vez: Bragantino, Palmeiras, Paysandu, Botafogo, América-MG, Coritiba e Goiás.

 

O primeiro clube nordestino campeão da Série B foi o Sampaio Corrêa, na segunda edição da competição, em 1972, após vencer o Campinense da Paraíba na final. Um fato interessante foi que nessa Série B só participaram equipes nordestinas, além disso, assim como na edição anterior, o campeão não foi promovido para a Série A. Após esta edição, a Série B não voltou a ser realizada nos anos de 1973 a 1979, só regressando em 1980 com o nome de Taça de Prata.

O segundo time nordestino a conquistar a taça da Série B foi o Sport, em 1990. Na ocasião, a competição foi disputada por 24 clubes, e o time pernambucano foi campeão após superar na final o Atlético Paranaense. Os dois jogos das finais terminaram empatados (1 x 1 e 0 x 0), mas o Leão da Ilha tinha a vantagem pode ter liderado a primeira fase.

Em 2018, foi a vez do Fortaleza levantar a taça da Série B. Nessa época, a competição já era disputada no formato de pontos corridos, com 20 clubes, com os quatro alcançando o acesso à Série A, e o primeiro colocado ao final das 38 rodadas sendo campeão. O Leão do Pici terminou com 71 pontos. Também subiram CSA, Avaí e Goiás.

Esse ano, a Série B volta a ter um campeão inédito, com o Esporte Clube Vitória levantando a taça com duas rodadas de antecedência, somando 69 pontos em 36 jogos. O Leão da Barra conquista o primeiro título nacional de sua história e retorna à Série A um ano após subir da Série C para a B.

Clubes nordestinos campeões do Brasileirão Série B de 1972 a 2023

1972 – Sampaio Corrêa
1990 – Sport Recife
2018 – Fortaleza
2023 – Vitória

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário