Afastado do elenco do Cruzeiro, o atacante Gilberto não vai permanecer em Belo Horizonte na próxima temporada e um possível destino é o Esporte Clube Bahia, clube onde se destacou de 2018 a 2020. De acordo com informação do jornalista Thiago Fernandes, no programa Donos da Bola, da TV Bandeirantes, de Minas Gerais, o Esquadrão de Aço fez uma consulta pelo centroavante antes mesmo do afastamento, mas só vai avançar para uma negociação após o término da Série A.
“Antes do afastamento do Gilberto, o Bahia tinha feito uma consulta para tentar entender o que o Gilberto pensava para 2024, então o Bahia fez essa consulta e agora aguarda o término da temporada para primeiro decidir, Bahia vai permanecer na série A, vai cair pra Série B, decidir a sua situação dentro das quatro linhas para depois ver se vai avançar ou não em uma eventual negociação pelo atacante Gilberto”, disse.
“Gilberto tem uma passagem muito vitoriosa pelo Bahia, é um jogador que agrada muito a gestão da equipe do Bahia e também a torcida, então é possível sim que a partir de janeiro de 2024 exista uma conversa para que o Gilberto vá pra lá. Até o momento só houve consulta e essa consulta ainda foi feita antes até do Gilberto ser afastado no Cruzeiro. Eu não lembro a data exata que ele foi afastado, mas já foi depois da janela de transferências que tinha no meio do ano. Então naquele momento o Bahia só queria entender se para 2024 o Gilberto vai seguir no Cruzeiro e qual seria a condição para uma liberação, e aí o Bahia tem interesse. A situação do jogador pode tentar avançar numa negociação, pensando na próxima temporada”, finalizou.
O apresentador Héverton Guimarães completou: “É a melhor alternativa, né? Lá [no Bahia] ele é querido, lá ele fez sucesso, lá ele deixou boas lembranças, aqui não vai deixar saudades nenhuma, eu sou fã do Gilberto, mas reconheço que muito, muito, muito, muito abaixo, quase nada ele fez do Cruzeiro ou nada. É a melhor alternativa mesmo”.
Gilberto teve passagem marcante pelo Bahia, disputando 189 jogos, com 83 gols e 14 assistências, sendo tricampeão baiano (2018, 2019 e 2020) e campeão da Copa do Nordeste (2021), virando ídolo do clube. Deixou o Tricolor após o rebaixamento em 2021, e acertou com o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, marcando 15 gols em 31 partidas, mas voltou ao futebol brasileiro esse ano contratado pelo Cruzeiro.