Formato inédito: Copa do Mundo de 2030 será disputada em 6 países

O torneio terá como sede Espanha, Portugal e Marrocos, mas o jogo de abertura será em Montevidéu.

Foto: Divulgação/Fifa

A FIFA inovou de vez, e nesta quarta-feira, anunciou que a Copa do Mundo de 2023 será disputada pela primeira vez em seis países. O torneio terá como sede Espanha, Portugal e Marrocos, mas o jogo de abertura será em Montevidéu, no Uruguai, como homenagem à primeira edição do Mundial, disputado em 1930. Além disso, haverá jogos da primeira rodada na Argentina e no Paraguai.

 

Após os primeiros jogos na América do Sul, as demais partidas do torneio serão do outro lado do Oceano Atlântico, divididos nos países europeu e no africano.

“Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, já havia confirmado a informação. “A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes. Vamos começar aqui e vamos terminar na Europa, onde será a final”, declarou Domínguez.

A Copa do Mundo agora será disputada por 48 seleções e terá 104 partidas. Com o anúncio desta quarta-feira, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão garantidos no torneio. O mesmo vale para Espanha, Portugal e Marrocos.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário