Bahia perdeu os últimos 6 jogos contra o Flamengo e não vence no Rio há 12 anos

No Estádio do Maracanã, palco do jogo de sábado, o jejum é ainda maior.

Para deixar a zona de rebaixamento, o Esporte Clube Bahia precisará quebrar alguns tabus diante do Flamengo neste sábado, no Estádio do Maracanã, em duelo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Esquadrão não vence o time carioca atuando no Rio de Janeiro há 12 anos. O último triunfo foi no dia 4 de setembro de 2011, quando aplicou 3 a 1, no Estádio Nilton Santos (Engenhão), com gols de Titi, Dodô e Souza “Caveirão”.

 

Naquela partida, quem comandou o tricolor foi o técnico interino Eduardo Barroca, e a equipe jogou com: Tiago; Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Ricardinho e Carlos Alberto (Diones); Reinaldo (Jones) e Souza (Júnior). Já o Flamengo treinado por Vanderlei Luxemburgo teve no seu time: Felipe; Léo Moura, Ronaldo Angelim, Gustavo Geladeira e Junior Cesar; Willians, Bottinelli (Negueba), Renato e Thiago Neves; Jael e Deivid (Diego Maurício).

No Estádio do Maracanã, palco do jogo de sábado, o jejum é ainda maior. O Bahia não vence o Flamengo desde 94, quando aplicou 1 a 0, pela segunda fase (turno) do Campeonato Brasileiro 1994. O atacante Zé Roberto foi o nome do jogo, marcando o gol. O time tricolor era formado por Jean, Odemílson, Ronald e Missinho; Israel (Samuel), Lima Sergipano, Paulo Emílio, Souza, Uéslei Pitbull e Raudinei; Zé Roberto (Marcelo Ramos).

Em 1996, o Bahia voltou a vencer o Flamengo no Rio de Janeiro, porém, agora atuando no Estádio de São Januário. O Tricolor da Boa Terra aplicou 1 a 0 no valendo pela Primeira fase do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi do meia Edmundo. Fabiano e Fábio Baiano (Flamengo) foram expulsos e deixaram o time em inferioridade numérica.

Outro tabu para ser quebrado é o de sequência de derrotas contra o Flamengo. Nos últimos seis jogos, o Bahia perdeu, e sempre levando muitos gols (3 x 1, 5 x 3, 4 x 3, 5 x 0, 3 x 0 e 3 x 2). O último triunfo foi em agosto de 2019, quando aplicou 3 a 0 na Arena Fonte Nova, com show do atacante Gilberto, que marcou um hat-trick.

Esse será o jogo de número 57 na história do confronto, entre Brasileirão, Copa do Brasil e a extinta Copa dos Campeões, e o time rubro-negro leva vantagem no histórico geral, com 24 vitórias, contra 13 triunfos do tricolor de aço, além de outros 19 empates. No 1º turno da Série A 2023, o Tricolor perdeu por 3 a 2 na Fonte Nova. Biel e Ademir fizeram os gols do time baiano, enquanto Matheus França, Gabigol e David Luiz anotaram para o Rubro-Negro.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário