Com aval da CBF, título da Série B de 1986 pode ser dividido para 4 times

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, está no Rio de Janeiro para tratar do assunto.

O futebol brasileiro segue remexendo no passado. Nos últimos dias, a CBF reconheceu o Atlético-MG como campeão brasileiro de 1937, torneio que contou com quatro clubes: os campeões estaduais de Minas Gerais, do Rio de Janeiro (então capital federal), São Paulo e Espírito Santo. Desta vez, a entidade pode mexer na configuração de campeões do Campeonato Brasileiro da Série B.

 

O presidente da CBF, o baiano Ednaldo Rodrigues, deu aval para que as federações de Pernambuco e da Paraíba entrem com o pedido para a homologação do Torneio Paralelo de 1986 como Série B daquele ano. O pedido, inicialmente, foi feito pelo Treze, mas outros três clubes também seriam beneficiados: Central, Criciúma e Inter de Limeira, que dividiriam o título da Segundona de 1986.

“Todos os filiados da CBF, através das federações, tem o direito de fazer suas solicitações e requerimentos. Mas só comentamos a partir do momento que ocorrer e não com especulações, mas a CBF está aberta a receber o pleito dos filiados”, disse a nota da entidade.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, está no Rio de Janeiro para tratar do assunto. “Não vejo nenhum problema no reconhecimento no Torneio Paralelo como Série B de 1986. Não haveria prejuízo para ninguém, a competição não contaria pontos para o ranking atual. É apenas um afago na história. Os quatro times merecem o reconhecimento como campeões. E nós estamos aqui para defender o nosso filiado”, disse.

Para Michelle Ramalho, que comanda a entidade, o reconhecimento do título da Série B de 1986 será um marco para o futebol paraibano. “Entendemos que é um pleito justo. Não apenas do Treze, mas dos outros clubes que também conquistaram o acesso dentro do campo em 1986. A CBF vem sendo solícita nesse tipo de análise histórica, reconhecendo títulos do passado. Queremos o mesmo em relação à Série B de 1986”, explicou a dirigente.

O Torneio Paralelo foi disputado por 36 equipes, divididas em quatro grupos de nove. Os times jogaram entre si, dentro do próprio grupo, em turno único. Apenas o campeão de cada chave avançava para a segunda fase do Brasileiro da Série A, considerado o acesso no mesmo ano.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário