Com a saída de Adriel, que foi emprestado ao Bahia, além da possibilidade da venda de Brenno para o Bari, da Itália, Grêmio foi ao mercado em busca de uma reposição no setor e acertou a contratação do goleiro Caíque, que estava no Ypiranga-RS e foi destaque na campanha do Campeonato Gaúcho, chegando na semifinal. O clube gaúcho desembolsou R$ 500 mil para adquirir 100% dos direitos econômicos do jogador, revelado no Vitória. Ele assina contrato até o final do ano e com preferência de renovação.
Natural de Salvador, Caique Luiz Santos da Purificação é cria das divisões de base do Esporte Clube Vitória e foi promovido ao elenco profissional em 2016, após se destacar no time sub-20, porém, nunca conseguiu se firmar como titular e após algumas falhas, foi transferido para o time sub-23.
O arqueiro atuou 51 partidas pela equipe principal do Vitória e 25 pelo time de aspirantes, no total. Além disso, ostenta convocações para a Seleção Brasileira. Em 2017, atuou no Sul-Americano Sub-20, disputado no Equador. Além do Leão, ele atuou por empréstimo no Ermis Aradippou, do Chipre, em 2020, e Rochester New York, dos Estados Unidos, em 2022. Em 2023, assinou em definitivo com o Ypiranga-RS, onde atuou 30 jogos.