O técnico Renato Paiva ganhou um reforço importante para os próximos jogos do Esporte Clube Bahia. Anunciado no último domingo, o lateral-direito Gilberto teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira e já está apto a estrear com a camisa tricolor. O jogador, de 30 anos, assinou contrato até o final de 2026.
Gilberto já tem treinando no CT Evaristo de Macedo, porém, como não atua desde maio pelo Benfica, a presença no jogo contra o Grêmio, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, é incerta. Esse ano, o lateral fez 35 jogos pelo time português, com 4 gols marcados e 1 assistência. Porém, sua última partida foi no dia 27 de maio. Ele perdeu espaço no time titular do Benfica, e em maio fez apenas um jogo entrando no segundo tempo.
Natural do Rio de Janeiro, Gilberto Moraes Júnior surgiu no CFZ-RJ e chegou ainda jovem ao Botafogo para integrar à divisão de base, sendo promovido ao profissional em 2012. Teve uma breve passagem pelo Internacional em 2014, por empréstimo, mas retornou ao Fogão em 2015 e no meio do ano foi negociado com a Fiorentina, da Itália. No futebol italiano, passou também por Hellas Verona e Latina, mas sem conseguir se firmar.
Retornou ao futebol brasileiro em 2017 para defender o Vasco, por empréstimo da Fiorentina. Fez 42 jogos pelo Cruz-Maltino, e em 2018, foi emprestado ao Fluminense, ficando por duas temporadas. Ao todo, foram 101 jogos, com 11 gols marcados e 8 assistências. Em 2020, assinou em definitivo, mas foi negociado pelo Fluminense com o Benfica, de Portugal, onde está atualmente e soma 106 partidas, com 8 gols marcados e 7 assistências.
- Bahia encaminha contratação de lateral-esquerdo uruguaio, diz site
- Ex-Vitória vira alvo do Corinthians, mas Fortaleza dificulta saída
- “A gente tem muito interesse no ativo da Fonte Nova”, diz CEO do Bahia
- Bahia entra na briga pelo meia argentino Manuel Lanzini, ex-West Ham
- Vitória segue fora do G-4; Veja classificação da 16ª rodada da Série B