Precisando de reforços de qualidade para sair da situação incômoda que se encontra no Campeonato Brasileiro da Série A, o Esporte Clube Bahia entrou na disputa pela contratação do meia argentino Manuel Lanzini, de 30 anos, que está livre no mercado após deixar o West Ham, da Inglaterra. Lanzini estava no clube inglês desde 2015, e fez parte do elenco campeão da League Conferência. Ao todo, disputou 226 jogos, com 32 gols e 24 assistências.
Além do Bahia, Lanzini está no radar de outros clubes do futebol brasileiro, como Vasco, Internacional e São Paulo. Além disso, o River Plate está interessado em repatriar o jogador, que surgiu na base do clube argentino. No West Ham, Lanzini recebia R$ 1,5 milhão de salário por mês, mas estaria disposto a reduzir os seus vencimentos para voltar ao futebol sul-americano.
Manuel Lanzini é argentino, mas também tem nacionalidade italiana. Revelado nas divisões de base do River Plate, onde se profissionalizou, o meia já passou pelo futebol brasileiro em 2011-2022, vestindo a camisa do Fluminense, emprestado pelo clube argentino. Foram 42 jogos e 5 gols pelo Tricolor das Laranjeiras. Voltou ao River em 2013, ficando duas temporadas, com 69 jogos e 13 gols marcados.
Em 2015, foi negociado com o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, onde marcou 8 gols em 30 partidas, e acabou chamando a atenção do West Ham. Ele chegou ao clube inglês inicialmente por empréstimo, mas acabou adquirido em definitivo. Ao todo, disputou 226 jogos pelo time principal do West Ham, balançando as redes 32 vezes e contribuindo com 24 assistências. Na temporada 2022/23, foram 23 partidas, com 3 gols e 1 assistência.