Na última sexta-feira (08/07), a FIFA reforçou o apoio ao plano de combate à manipulação de resultados, que está sendo desenvolvido pela CBF, em uma parceria também com a CONMEBOL. A iniciativa representa o maior investimento já realizado por uma federação na proteção da integridade do futebol.
Uma reunião entre as organizações, ocorrida nesta semana em Zurique, endossou o plano de trabalho, que prevê, como passo inicial, a criação da Unidade de Integridade do Futebol Brasileiro, seguido de um programa com as Nações Unidas para capacitação de oficiais de integridade em todo o país, além de uma força tarefa de investigação específica para os casos de manipulação de resultados.
Desde o início de sua gestão, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tem trabalhado em estreita cooperação com a FIFA, buscando as melhores referências do mundo para o desenvolvimento do futebol brasileiro, inclusive com um escritório de projetos exclusivamente dedicado e que já tem mais de 100 iniciativas em andamento.
“Minha missão à frente da CBF é trabalhar para que o futebol seja um espetáculo onde a transparência, integridade, segurança e inclusão estejam entre os pilares de sustentação desta que é a maior paixão do brasileiro. E o apoio da FIFA e da CONMEBOL nesta missão, que é o plano de combate à manipulação de resultados, reforça a certeza dos passos que estamos trilhando”, disse Ednaldo Rodrigues.