Após empate sem gols na partida de ida, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, o Jequié venceu o Grapiúna por 2 a 0, no último sábado, no Estádio Waldomiro Borges, e conquistou o acesso após quatro anos longe da elite do futebol baiano. Os gols foram marcados por Kaynan e Chaveirinho, ambos no primeiro tempo do jogo. Em entrevista após a partida, o atacante Chaveirinho destacou a lesão que teve, ficando dois meses e meio longe dos gramados, e celebrou o gol na decisão.
“Agradecer primeiro a Deus pela oportunidade. Foram dois meses e meio na luta, no departamento médico. Voltei, acreditaram em mim. Foi difícil, todos viram minha luta, até pedi para ir para casa. Mas tudo tem um propósito, Deus sabe de todas as coisas. Eu tinha que tá aqui junto com eles comemorando esse acesso, e com gol. Quero dedicar a minha família”, disse Chaveirinho.
A última vez que disputou a Série A do Baiano foi em 2019, quando terminou na lanterna, com apenas 7 pontos somados e acabou rebaixado. Em 2020, o Jipão terminou a Série B do Baiano no 3º lugar, ficando de fora da decisão. Em 2021, em meio a pandemia, o Jequipe não participou da Segundona. Em 2022, voltou a disputar a liderou a primeira fase, porém, na semifinal perdeu o acesso para o Itabuna.