Bahia venceu apenas um jogo contra times do G-10 do Brasileirão

Em 16 rodadas, ou seja, 48 pontos em disputa, somou míseros 14 pontos.

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Com chegada do City Football Group, foi criada uma expectativa enorme no Esporte Clube Bahia em 2023. É lógico que ninguém esperava um time brigando por títulos relevantes no primeiro ano de SAF, talvez nem mesmo disputar uma vaga no G-6, e isso era aceitável, já que o Esquadrão veio da Série B no ano passado, reformulando todo o elenco, comissão técnica nova, administração nova. No entanto, certamente ninguém imaginava que com quase R$ 100 milhões investidos em reforços, pagando salário alto e em dia, o Bahia daria tanto vexame na temporada.

 

Na Copa do Nordeste, com um nível de dificuldade baixíssimo, não conseguiu sequer avançar da primeira fase, na qual foi goleado pelo Sport por 6 a 0 na Ilha do Retiro e tomou 3 a 0 do Fortaleza em plena Arena Fonte Nova. No fragilizado Campeonato Baiano, sagrou-se campeão, mas nada mais do que a obrigação diante de adversários muito inferiores.

Na Copa do Brasil, podemos dizer que o time não decepcionou, afinal, mesmo com a péssima fase, conseguiu chegar nas quartas de final e foi eliminado de forma invicta nos pênaltis para o Grêmio após dois empates no tempo normal. Não seria loucura dizer que no somatório dos dois jogos, o Bahia foi bem melhor e merecia mais a classificação. Porém, o sonho de uma semifinal inédita foi adiado.

Quando se trata de Campeonato Brasileiro, uma decepção total. Em 16 rodadas, ou seja, 48 pontos em disputa, somou míseros 14 pontos. Foram apenas 3 triunfos, além de 5 empates e 8 derrotas. O time de Renato Paiva não vence há cinco rodadas (três meses), amargando a primeira colocação dentro da zona de rebaixamento. Pela frente, um jogo complicado, contra o São Paulo, domingo, às 11 horas, no Morumbi.

Até aqui, na competição, o Bahia venceu apenas um clube do G-10. Aquele 1 a 0 diante do Palmeiras com gol de Thaciano no apagar das luzes, pela 11ª rodada. Nos demais confrontos, foram sete derrotas e um empate. Um aproveitamento de 14% – quatro pontos somados em 27 disputados, com sete gols marcados e 15 sofridos. O São Paulo é o único clube do G-10 que o Esquadrão ainda não enfrentou neste primeiro turno. E se quiser deixar o Z-4 e encerrar o jejum, terá que surpreender o time paulista fora de casa.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário